Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

terça, 19 de fevereiro de 2019 - 10h06min

Japão

Empresa confirma vazamento de líquido radioativo em mar

2 ABR 11 - 08h:15g1

Responsável pela gestão da usina nuclear de Fukushima, no Japão, a empresa Tokyo Electric Power (Tepco) confirmou neste sábado (2) o vazamento de um líquido altamente radioativo para o Oceano Pacífico.

Radiação em água na usina japonesa está 10 mil vezes acima do normal O vazamento ocorre por uma rachadura de cerca de 20 centímetros na parede de uma fossa perto do reator 2, que tem água com alto nível de radiação numa profundidade entre 10 e 20 centímetros.

Agora, funcionários da empresa trabalham para conter o vazamento. A intenção é tampar a rachadura usando cimento. A Tepco também investiga se há outros vazamentos.

Nesta quinta-feira (31), a operadora informou que o nível de radiação na água de uma canalização subterrânea fora do prédio do reator 2 da usina estava mais de 10 mil vezes acima do nível normal permitido nos reatores. A Tepco também achou radiação em água do solo perto do reator 1.

Operários da usina ainda tentam drenar a água radioativa que se acumulou em diversas áreas dos reatores 1, 2 e 3. Além disso, é preciso restaurar o resfriamento dos reatores.

Primeiro-ministro

O primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, visitou neste sábado (2) Rikuzentakata, cidade de 25 mil habitantes que foi devastada pelo tsunami de 11 de março. Trata-se da primeira visita do chefe do Executivo japonês a uma das áreas atingidas pelo terremoto de magnitude 9 e a onda gigante. Desastre naturais já mataram mais 11.800 pessoas e deixaram mais de 15.500 desaparecidos.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

VIA JUDICIAL

Justiça permite Anac executar pedido de devolução de aviões da Avianca

A Avianca tem dívidas que somam quase R$ 500 milhões
Prefeitura convoca 130 médicos  para reforçar atendimento
UNIDADES DE SAÚDE

Prefeitura convoca médicos para reforçar atendimento

Exoneração de Bebianno é publicada no Diário Oficial da União
DECISÃO DE FORO ÍNTIMO

Exoneração de Bebianno é publicada no Diário Oficial da União

De tetracampeã a novatos, etapa  no Ceará tem 11 de MS
VÔLEI DE PRAIA

De tetracampeã a novatos, etapa no Ceará tem 11 de MS

Mais Lidas