Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

APROVADA

Emenda prevê ampliação da defensoria

Emenda prevê ampliação da defensoria
23/02/2014 12:45 - FOLHAPRESS


A Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira, em primeira votação, proposta de emenda à Constituição que prevê a ampliação do número de defensores públicos no país em um prazo de oito anos.

O texto, aprovado por 392 votos a favor e duas abstenções, precisa passar ainda por uma segunda votação no plenário da Câmara e, depois, segue para o Senado.
Pela proposta, União e Estados deverão em até oito anos contar com pelo menos um defensor público por comarca do país.

De acordo com a justificativa do projeto, estudo recente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, órgão vinculado à Presidência) aponta que mais de 70% das comarcas brasileiras não possuem defensores públicos.
O projeto não apresenta estimativa de custo.
 

Felpuda


O desgaste de antigas lideranças nacionais, com reflexo em nível local, é a maior preocupação dos dirigentes de partidos para as eleições deste ano, que terá reflexo em 2022. Em épocas passadas, essas figurinhas cruzavam os céus do País para visitarem os municípios e pedirem que a população votasse em seus ungidos. Agora, com pendências judiciais e poder enfraquecido, dificilmente seriam convidadas. A pandemia, que resultou no isolamento social, foi a pá de cal.