Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

sexta, 15 de fevereiro de 2019 - 23h15min

MUNDO

Em uma semana, 38 mil já fugiram da Líbia

26 FEV 11 - 22h:14ESTADÃO

Cerca de 38 mil pessoas, principalmente tunisianos e egípcios, fugiram da Líbia através da fronteira com a Tunísia desde o início do êxodo de estrangeiros há uma semana, com o agravamento do conflito entre governo de Muamar Kadafi e manifestantes. O número inclui 18 mil tunisianos, 15 mil egípcios, 2,5 mil líbios e 2,5 mil chineses, de acordo com o coronel Malek Mihoub, oficial da Proteção Civil.

Hoje, os britânicos disseram que cerca de 150 civis foram resgatados do país africano em dois aviões Hércules C-130. Segundo o ministro da Defesa, Liam Fox, os aviões entraram no espaço aéreo líbio e resgataram mais de 150 civis de locações no deserto ao sul de Benghazi. Os aviões já aterrissaram em Malta.

Diplomacia

O Canadá fechou sua embaixada na Líbia hoje e resgatou todos seus empregados em um avião de transporte militar, de acordo com o porta-voz do primeiro-ministro, Stephen Harper. Segundo o porta voz, Dimitri Soudas, o Canadá decidiu suspender sua presença diplomática na Líbia, seguindo o que já foi feito pelos americanos e outras nações. Soudas postou sua mensagem no Twitter.

Segundo ele, um avião militar C-17 deixou Trípoli com destino a Malta hoje carregando seis autoridades consulares, 18 outros canadenses e alguns cidadãos britânicos e australianos. Harper disse ontem que seu governo já resgatou cerca de 200 canadenses em vários aviões e navios, mas autoridades dizem que mais de 200 ainda estão tentando deixar o território líbio com o agravamento da crise. 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

TRAGÉDIA

Funcionários da Vale são presos por rompimento de barragem de Brumadinho

BRASIL

União pagou R$ 565 milhões em dívidas atrasadas de estados em janeiro

TRAGÉDIA

Procuradoria defende júri popular para acusados por tragédia em Boate Kiss

TRAGÉDIA

Justiça determina que Vale retire animais das áreas de risco em Barão de Cocais

Mais Lidas