segunda, 16 de julho de 2018

INTERIOR

Em reunião, prefeita define prioridades para Dourados

8 NOV 2010Por DOURADOS NEWS07h:21

A atual administração realizou na quinta-feira (04) a primeira reunião com todo o seu secretariado para tratar da elaboração e execução de um plano de reestruturação da cidade. O encontro serviu para que os secretários, principalmente aqueles que ocupam as pastas consideradas estratégicas do município, como Saúde, Educação, Obras e Serviços Urbanos, pudessem relatar a situação de cada pasta e, juntamente com as outras secretarias, estabelecer algumas prioridades.

A prefeita Délia Razuk disse que a reunião serviu não só para discutir os principais problemas da cidade, mas principalmente para que os novos secretários apresentassem seus projetos de melhoria dos serviços públicos.

Após fazer uma “radiografia” da situação em que assumiu a prefeitura, Délia Razuk solicitou o empenho de todos no processo de reconstrução de Dourados e fez alguns pedidos específicos ao secretariado.

Conforme a prefeita, as pastas que precisam de um esforço concentrado para ações emergenciais são Obras, Saúde e Serviços Urbanos.

O secretário de Obras Antônio Nogueira, no relatório apresentado à prefeita, destacou a importância de um serviço urgente de tapa-buracos devido à falta de condições de tráfego em diversas vias e também a retomada das obras de reforma e ampliação de prédios públicos, como escolas e unidades básicas de saúde.

Em relação à Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos), o responsável pela pasta, engenheiro Tahan Sales Mustafá, disse na reunião que o fundamental agora é realizar um intenso trabalho de limpeza pública.

As ações da Semsur na retomada do serviço de manutenção da cidade serão executadas tanto na área central quanto nos bairros, com uma atenção maior às regiões em situação mais crítica.

Já na Saúde, o secretário David Vieira informou que algumas questões pendentes já estão sendo solucionadas, entre as quais o processo de transferência do Hospital da Mulher para o HU (Hospital Universitário) em cumprimento à determinação do Ministério Público.

Outra medida adotada pela Secretaria de Saúde já com resultado positivo é a reestruturação da saúde básica, com a ampliação da cobertura do PAM (Pronto Atendimento Médico), o que tem proporcionado a diminuição da demanda de atendimento no Hospital da Vida, conforme explicou o secretário.

David Vieira aproveitou a primeira reunião do secretariado para apresentar alguns projetos que visam melhorar o atendimento prestado pela rede de saúde pública de Dourados.

Entre as propostas sugeridas pelo secretário estão o mutirão de cirurgias para acabar com a fila de espera por esses procedimentos médicos e a implantação da academia da terceira idade, com o objetivo de investir em saúde preventiva, oferecendo melhor qualidade de vida à população mais
idosa.

Educação

Na área de Educação, a secretária Margarida Gaigher apresentou um levantamento detalhado sobre a real situação das escolas e Centros de Educação Infantil que compõem a Reme (Rede Municipal de Ensino). Margarida disse que há vários problemas que precisam ser sanados para não comprometer a qualidade do ensino público no município.

O secretário de Governo, Maurício Rasslan, enfatizou a importância da primeira reunião do secretariado com a prefeita Délia Razuk. “Foi um encontro proveitoso para discutir e colocar em prática ações que visam a melhoria do setor público em Dourados. Como representante da Segov, consegui com a Receita Federal em Mundo Novo, computadores, notebooks, pneus e materiais de informática que vão ajudar a melhorar a estrutura operacional da prefeitura”, destacou.

Maurício Rasslan explicou que os materiais doados foram apreendidos pela Receita Federal na região sul de Mato Grosso do Sul.

Leia Também