Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Saúde

Em alta, semente de chia é rico em ômega 3 e ajuda a emagrecer

30 JUL 12 - 00h:00Band

A chia caiu no gosto das pessoas. O grão teve origem no México e está no Brasil há cerca de dois anos. Segundo a nutróloga Sylvana Braga, quem quer emagrecer deve utilizar a chia como um fator a mais na dieta. “A pessoa precisa comer duas colheres de sopa ao dia durante a refeição. Mas é necessário que também seja feita uma dieta junto com exercícios físicos”, explica.

Braga diz que, por ser uma fibra, a chia ajuda a regular as atividades intestinais. Além disso, ela possui uma grande quantidade de ômega 3 na comparação com outros grãos, como por exemplo, a aveia. O ácido graxo presente neste grão também age como anti-inflamatório, antioxidante e antidepressivo, auxiliando no trabamento de doenças como o diabetes.

"Seja para emagrecer ou melhorar o funcionamento do intestino, a semente é uma fibra rica em ômega 3, que é um ácido graxo essencial para o ser humano", complementa a nutróloga.

De acordo com ela não existem contraindicações, no entanto, toda fibra ingerida em excesso deixa o intestino solto, provocando diarreia.

Além de ser consumida em grão, a chia também pode ser encontrada em forma de farinha ou óleo, afirma Braga, que lembra que a semente pode ser acrescentada em refeições tais como saladas, iogurtes e bolos.

Consumidora relata "inflação" no preço da chia 
A aposentada Rose Sakae, 54, teve conhecimento da chia enquanto lia uma revista, no começo deste ano, e resolveu comprar por confiar nos benefícios da semente. “Eu já comia a linhaça, pois tinha problemas no intestino. Com a chia, meu intestino está 100%” conta.

No entanto, ela observa que, com a popularização da semente, consumir chia ficou mais caro. “Antes eu pagava R$ 40 no quilo da chia, mas agora ela está mais ou menos R$ 60. Com isso, diminuí a quantidade desse alimento. Eu costumava comer uma colher de sopa por dia, agora é uma colher de sobremesa”, revela a aposentada. 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

MS tem 91 imóveis confiscados do tráfico para serem vendidos
GUERRA AO CRIME

MS tem 91 imóveis confiscados do tráfico para serem vendidos

Presidente do Ceasa é sepultado nesta sexta-feira
DA REDAÇÃO

Presidente do Ceasa é sepultado nesta sexta-feira

Polícias estaduais apreendem cerca de uma tonelada de maconha por dia em MS
GUERRA AO CRIME

Polícia apreendeu cerca de 1 t de maconha por dia em MS

Programa da Fátima pode não ser melhor ou pior que os outros. É diferente
CANAL 1 - FLÁVIO RICCO

Programa da Fátima pode não ser melhor ou pior que os outros. É diferente

Mais Lidas