Segunda, 19 de Fevereiro de 2018

SUSTENTABILIDADE

Em 2011, mude seus hábitos e ajude a natureza

11 JAN 2011Por BRUNA LUCIANER00h:01

Para mudar definitivamente a realidade ambiental do planeta é necessária, prioritariamente, a mudança de hábitos de quem mora no planeta. E é justamente esta a parte difícil. De que adianta ações como implantação de coleta seletiva pública se a população não mostrar-se disposta a separar os seus resíduos em casa? O embrião da mudança tem que estar no indivíduo, nos locais onde ele mora, trabalha e frequenta. Não é fácil. O fato de ter sido criado com a abundância de água saindo das torneiras, com a facilidade de deslocar-se de carro para onde quiser, com todos os tipos de alimentos à disposição, com caminhões levando o lixo para longe; dificulta um pouco as coisas. Mas já passou da hora de entender que essas facilidades tendem a ficar cada vez mais escassas. Para ajudar nesta tomada de consciência e estabelecer algumas metas em direção à mudança efetiva de hábitos, o Caderno de Ecologia do Correio do Estado preparou algumas dicas.

Torneira fechada

Torneira aberta é igual a desperdício. Com a torneira aberta, você gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. Se deixar pingando, são desperdiçados 46 litros por dia.

Banho rápido

Se você demora no banho, você gasta de 95 a 180 litros de água limpa. Banhos rápidos (de no máximo 15 minutos) economizam água e energia.

Lavando o carro

Lavar o carro com uma mangueira gasta até 560 litros de água em 30 minutos. Quando precisar lavar o carro, use um balde!

Escovando os dentes

Se a torneira ficar aberta enquanto você escova os dentes, você gasta você gasta até 25 litros de água. Então, o melhor é primeiro escovar e depois abrir a torneira.

Mangueira, vassoura e balde

Ao lavar a calçada não utilize a mangueira como se fosse vassoura. Utilize uma vassoura de verdade e depois jogue um balde d’água (assim você economiza até 250 litros de água).

Descarga

Uma descarga chega a utilizar 20 litros de água em um único aperto! Então, aperte a descarga apenas o tempo necessário.

Jardim

Regando plantas você gasta cerca de 186 litros de água limpa em 30 minutos. Para economizar, guarde a água da chuva e regue sempre de manhã cedo, evitando que a água evapore com o calor do dia.

Lavando louça

Ao lavar louças, não deixe a torneira aberta o tempo todo (assim você desperdiça até 105 litros). Primeiro passe a esponja e ensaboe e depois enxágüe tudo de uma só vez.  

Leia Também