Domingo, 25 de Fevereiro de 2018

Estatística

Em 2011, 38% dos brasileiros pretendem comprar um computador

19 NOV 2010Por Terra15h:58

No ano que vem, 38% dos brasileiros pretendem comprar um PC, aponta um estudo realizado pela Ipsos para a Intel, divulgado nesta sexta-feira durante a 11ª edição do Intel Editor's Day, que acontece em Campos do Jordão até sábado.

O estudo Nation Wide Study 2010 indica, ainda, a tendência da individualização: em vez de toda a família compartilhar uma mesma máquina, cada vez mais as pessoas querem ter seu próprio equipamento. "Temos uma população 'faminta' por tecnologia, com a característica de usar e comprar um computador principalmente para socializar, compartilhar e dividir conteúdos", disse Cássio Tietê, diretor de marketing da Intel Brasil.

A penetração dos PCs nas casas brasileiras vem avançando e hoje 58% dos domicílios têm pelo menos um computador. O Sudeste apresenta o maior índice de penetração (66%), enquanto Norte (59%) e Nordeste (42%) têm o menor. Destaca-se também o crescimento do número de computadores dentro de uma mesma casa: Distrito Federal (35,6%), Rio de Janeiro (25,9%), Minas Gerais (25,7%) e Goiás (25,3%) têm a maior porcentagem de usuários individuais de PCs. "Somos campeões no acesso à internet e é natural, neste contexto, que se queira um PC efetivamente pessoal, que reflita mais a personalidade do dono", disse Tietê.

Em relação ao uso compartilhado do equipamento, o Rio Grande do Sul (91,7%), Pará (91,4%) e Pernambuco (90,6%) são os Estados com o maior índice. E não são apenas os residentes na casa que dividem o uso da máquina. Entre os entrevistados, 13,3% compartilha o PC com outros parentes, como tios e primos, e 4,5% com amigos e vizinhos.

Quanto às intenções de compra, a pesquisa mostra que, dentre os itens de tecnologia, 15,2% dos entrevistados que pretendem adquirir um computador em 2011 querem um desktop. Em seguida vêm os notebooks (14,3%) e os netbooks (2,3%). A pesquisa destacou o Rio Grande do Sul, onde 50% dos entrevistados disseram que vão comprar um desktop, notebook ou netbook nos próximos 12 meses, 12 pontos percentuais acima da média nacional.

A pesquisa Nation Wide Study 2010 foi realizada entre agosto e outubro de 2010 com 2,5 mil pessoas residentes em 16 locais do Brasil, abrangendo usuários de computador das classes ABCD maiores de 16 anos.

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