Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

REDUÇÃO DE GASTOS

Eletrodomésticos tecnológicos viram aliados dos consumidores

Eletrodomésticos tecnológicos viram aliados dos consumidores
11/03/2014 00:00 - Cleidson Lima


O horário de verão terminou no mês passado, o que pode ter gerado, para alguns, um aumento na conta de luz no final do mês. No entanto, com a evolução da tecnologia, é possível evitar que isso ocorra, já que os eletrodomésticos têm assumido cada vez mais o papel de aliados dos consumidores na busca por soluções domésticas sustentáveis e econômicas. Somados a medidas mais tradicionais - como evitar secar roupa atrás dos refrigeradores, pois isto consome mais energia -, os produtos de Linha Branca atuais podem gerar uma economia considerável.

Uma geladeira, por exemplo, é responsável por 22% do consumo de energia das residências brasileiras, segundo dados do Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica). Ficando em segundo lugar no ranking dos aparelhos que mais gastam energia em casa, os refrigeradores com duas portas puxam, em média, 55 kWh por ciclo, mensalmente. Mas esse valor pode ser reduzido.

No caso da LG, um refrigerador da linha Inspiration de 441L com duas portas consome 52,6 kWh. Além disso, o produto possui a função Eco LED, que é seis vezes mais durável que as iluminações tradicionais e é capaz de reduzir em até 12% o gasto de energia.

Alguns modelos de refrigeradores LG possuem, ainda, a função “Door in Door”, uma porta na porta que reduz a necessidade do famoso “abre e fecha”, ação que eleva o gasto de energia. “Quanto mais se abre uma geladeira, mais vezes seu mecanismo tem que agir para manter a temperatura interna e, a cada vez que faz isso, há uma elevação no consumo”, diz Kati Dias, gerente geral de Linha Branca da LG Electronics do Brasil.

Outro produto que pode beneficiar o usuário na hora de economizar é a Lava & Seca e os consumidores já enxergam isso. Enquanto o mercado de lavadoras cresceu apenas 7,8% de 2012 para 2013, o crescimento em Lava & Seca no mesmo período chegou a 33,9%, segundo dados do GfK. Essa alta se deve ao fato do aparelho ser 2 em 1, sendo assim, mais econômico. Um exemplo é a Prime Touch de 10,2 Kg da LG, que consome 1,64 kWh no processo de lavagem.

A comprovação de que esses novos recursos econômicos são mesmo benéficos está no Selo Procel Eletrobras de Economia de Energia. Por isso, é muito importante verificar sua existência antes de comprar um novo eletrodoméstico. Em 2013, tanto os refrigeradores quanto as Lava&Seca LG foram beneficiadas com o certificado.

Felpuda


Figurinha começou a respirar aliviada, embora ainda esteja na corda bamba. Isso porque mudou de mãos o processo cuja sentença poderá mandá-la para casa definitivamente. Assim, pela “jurisprudência” com a qual o “analista” é conhecido, pode ser que o resultado seja bastante favorável, permitindo que a então desesperada pessoa continue com o assento em Brasília. Vamos ver!