sexta, 20 de julho de 2018

DUAS VOTAÇÕES

Eleitores do Acre votam em referendo sobre mudança de horário

31 OUT 2010Por Edivaldo Bitencourt09h:32

Os 470,9 mil eleitores do Acre vão votar no referendo sobre a manutenção do fuso horário no Estado. Além de escolher a (o) presidente da República, eles vão definir se o novo horário será mantido. O referendo foi proposto por um Decreto Legislativo do Senado Federal com o objetivo de consultar a população do estado sobre a alteração no fuso horário local estabelecido pela Lei 11.662/2008.

Com a mudança prevista nessa lei, o Acre passou a ter menos quatro horas a partir do fuso horário de Greenwich. A partir de Brasília, o estado que tinha duas horas a menos passou a ter apenas uma hora a menos. Caso a maioria dos eleitores decida pelo “NÃO” no referendo, a lei será revogada e o horário voltará a ser como antes: duas horas a menos que Brasília.

Desde o início do ano, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) editou resoluções e realizou audiências públicas para esclarecer a população sobre o referendo.

Nas eleições deste domingo, haverá duas urnas para colher o voto do eleitor acreano. Na primeira, ele terá de decidir entre os candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) para ocupar o cargo de presidente da República.

Na segunda urna, o eleitor poderá escolher a opção 55 para dizer “SIM” ao referendo e 77 para dizer “NÃO”. A pergunta a ser respondida é a seguinte: "Você é a favor da recente alteração do horário legal promovida no seu estado?"

Embora sejam em urnas diferentes, as duas votações ocorrem na mesma seção eleitoral. Cada eleitor receberá dois comprovantes de votação: um relativo ao referendo e outro ao segundo turno das eleições.

Leia Também