Sábado, 17 de Fevereiro de 2018

PERFIL

Eleitor deve saber qual é o papel do presidente, governador, senador e deputados

1 OUT 2010Por 07h:31

EVELYN SOUZA

No domingo (3), a população brasileira vaì votar no candidato a presidente, governador, dois senadores, deputados federal e estadual. É importante que, antes de votar, o eleitor conheça as propostas dos candidatos. Além disso, é fundamental que saiba o papel de cada um eles nos poderes Executivo e Legislativo.Se você tem dúvidas sobre esses trabalhos, pode esclarecê-las com as informações abaixo:

PRESIDENTE:
O presidente nomeia os ministros que vão cuidar de assuntos estratégicos. Ele cuida da relação do Brasil com outros países divulgando a imagem do Brasil no exterior. Além disso, faz as leis aprovadas no Congresso se transformarem em benefícios para a população.

GOVERNADOR:
É chefe do poder Executivo no Estado, comanda a segurança e nomeia secretários. Ele faz as leis aprovadas na Assembléia Legislativa se transformarem em benefícios para a população e administra os investimentos regionais, garantindo que os municípios cresçam por igual.

SENADOR:
Fiscaliza o presidente, o vice e os ministros e ajuda a decidir sobre o orçamento nacional e a utilização do dinheiro público. Ele elabora leis que trazem benefícios para os eleitores do seu Estado e toma decisões importantes sobre acordos internacionais.

 DEPUTADO ESTADUAL:

Fiscaliza o governador, o vice e os secretários e ajuda a elaborar o orçamento estadual. Ele propõem leis de interesse estadual que se transformam em benefício para a população.

 DEPUTADO FEDERAL:

Tem as mesmas funções do deputado estadual, só que em nível federal.

Fonte: TSE

Leia Também