Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

FORÇA NA POLÍTICA

Eleições em Mato Grosso do Sul estão nas mãos das mulheres

Eleições em Mato Grosso do Sul estão nas mãos das mulheres
09/07/2012 00:00 - Adilson Trindade


As mulheres poderão definir as eleições em Mato Grosso do Sul por ser o maior número de eleitores (quase 1 milhão) e, portanto, serão alvo dos candidatos a prefeito e vereador nas eleições deste ano. Quase 7 mil postulantes a cargo eletivo vão direcionar discurso ao eleitorado feminino, sem contar as candidatas na busca de espaço na política estadual.

Os partidos políticos são obrigados, por lei, a reservar 30% das vagas de candidaturas às mulheres. Mesmo assim, a participação delas no exercício da política é considera pequena.

Na Assembleia Legislativa, num espaço de 24 cadeiras, apenas duas mulheres exercem o mandato de deputada estadual. Uma delas é Mara Caseiro (PTdoB). Ela é uma política que começou a ganhar projeção ocupando a Prefeitura de Eldorado. Mas hoje encontra-se isolada devido ao fracasso das articulações para se unir ao PMDB para derrotar a sua até então aliada e amiga prefeita Marta Araújo (PT).

Leia mais no jornal Correio do Estado

Felpuda


Nos bastidores poderosos, comentários são de que dois pretensos pré-candidatos estão deixando em polvorosa quem tinha quase certeza de que tudo estava em total “céu de brigadeiro”. Assim, enquanto ambos se movimentam aqui e acolá, o lado de lá está pensando no que fazer para evitar futuro confronto. Vale ressaltar que a dupla tem experiência que só no campo de guerra das eleições – e o desempenho não ficou a desejar.