TRÊS LAGOAS

Eldorado inicia obras da maior fábrica de celulose até final do mês

Eldorado inicia obras da maior fábrica de celulose até final do mês
09/03/2011 00:02 - Ana Maria Barbosa


A edificação da fábrica de celulose da Eldorado Brasil deve começar até o final de março, quando começam a chegar a Três Lagoas e Selvíria cerca de 1,5 mil operários, que trabalharão para implantar a maior fábrica de celulose em linha única do mundo. Em duas semanas, as empreiteiras deverão alojar os funcionários, contratados em todo o país, para dar início às obras, afirmou a assessoria de imprensa da empresa. A expectativa é de que, mensalmente novas levas cheguem e, até o final de 2011, no pico da construção, oito mil operários estejam ativos no município.

A partida na construção já é possível, pois a terraplanagem foi concluída no final de fevereiro, durando cinco meses, prazo avaliado como recorde, principalmente por causa do período chuvoso.

Outra etapa que a Eldorado já tem praticamente concluída, segundo o gerente-geral do empreendimento, Guilherme Araújo, é o processo de aquisição de maquinários e equipamentos. Desde o início de março, já estão efetivadas 90% das compras de materiais que serão instalados na segunda fase da implantação - que se divide em construção, implantação e operação.

Os valores totais negociados não são revelados pela Eldorado, mas as encomendas representam comprometimento de cerca de 60 a 70% dos R$ 4,8 bilhões de investimentos anunciados, de acordo com informações da assessoria de imprensa da empresa.

Os primeiros maquinários começam a ser entregues no segundo semestre de 2011. O contrato firmado com a Andritz Brasil e a Metso Paper é considerado um dos maiores para a aquisição de matéria-prima já firmados no País. O pedido encaminhado à subsidiária brasileira do grupo Andritz, que tem sede em Graz, na Áustria, prevê a entrega do pátio de madeira, linha de fibra, duas secadoras e uma unidade de licor branco. Já a finlandesa Metso será responsável pelo fornecimento da caldeira de recuperação e da linha de evaporação.

Pelas projeções da empresa, o cronograma de partida na produção de 1,5 milhão de tonelada/ano de celulose continua mantido. “Esperamos dar início no segundo semestre de 2012”, garante Araújo.

De acordo com os investidores, os operários ficarão em três alojamentos, sendo um deles em Selvíria, cerca de35 km distante do site da empresa. Com o volume de pessoal, que fará crescer a população dos municípios, algumas medidas vêm sendo tomadas. Uma delas foi a entrega de duas viaturas para reforçar o trabalho da Polícia Militar, em Três Lagoas, em um investimento de R$ 250 mil, abrangendo também o fornecimento de combustível até o final de 2012.

smaple image

Fique por dentro

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo, direto no seu e-mail.

Quero Receber

Felpuda


Princípio de "rebelião" política no interior de MS, fomentada por grupo interessado em tomar o poder, não prosperou. Quem deveria assumir o "comando da refrega", descobriu que, além da matemática ser ciência exata, há "prova dos nove". Explica-se: é segunda suplente, pois não conseguiu votos necessários nas últimas eleições, mas assumiu o cargo porque a titular licenciou-se, assim como o primeiro suplente. Caso contrarie a cúpula, seria aplicada a tal prova e, assim, "noves fora, nada".