Domingo, 18 de Fevereiro de 2018

TRÊS LAGOAS

Eldorado inicia obras da maior fábrica de celulose até final do mês

9 MAR 2011Por Ana Maria Barbosa00h:02

A edificação da fábrica de celulose da Eldorado Brasil deve começar até o final de março, quando começam a chegar a Três Lagoas e Selvíria cerca de 1,5 mil operários, que trabalharão para implantar a maior fábrica de celulose em linha única do mundo. Em duas semanas, as empreiteiras deverão alojar os funcionários, contratados em todo o país, para dar início às obras, afirmou a assessoria de imprensa da empresa. A expectativa é de que, mensalmente novas levas cheguem e, até o final de 2011, no pico da construção, oito mil operários estejam ativos no município.

A partida na construção já é possível, pois a terraplanagem foi concluída no final de fevereiro, durando cinco meses, prazo avaliado como recorde, principalmente por causa do período chuvoso.

Outra etapa que a Eldorado já tem praticamente concluída, segundo o gerente-geral do empreendimento, Guilherme Araújo, é o processo de aquisição de maquinários e equipamentos. Desde o início de março, já estão efetivadas 90% das compras de materiais que serão instalados na segunda fase da implantação - que se divide em construção, implantação e operação.

Os valores totais negociados não são revelados pela Eldorado, mas as encomendas representam comprometimento de cerca de 60 a 70% dos R$ 4,8 bilhões de investimentos anunciados, de acordo com informações da assessoria de imprensa da empresa.

Os primeiros maquinários começam a ser entregues no segundo semestre de 2011. O contrato firmado com a Andritz Brasil e a Metso Paper é considerado um dos maiores para a aquisição de matéria-prima já firmados no País. O pedido encaminhado à subsidiária brasileira do grupo Andritz, que tem sede em Graz, na Áustria, prevê a entrega do pátio de madeira, linha de fibra, duas secadoras e uma unidade de licor branco. Já a finlandesa Metso será responsável pelo fornecimento da caldeira de recuperação e da linha de evaporação.

Pelas projeções da empresa, o cronograma de partida na produção de 1,5 milhão de tonelada/ano de celulose continua mantido. “Esperamos dar início no segundo semestre de 2012”, garante Araújo.

De acordo com os investidores, os operários ficarão em três alojamentos, sendo um deles em Selvíria, cerca de35 km distante do site da empresa. Com o volume de pessoal, que fará crescer a população dos municípios, algumas medidas vêm sendo tomadas. Uma delas foi a entrega de duas viaturas para reforçar o trabalho da Polícia Militar, em Três Lagoas, em um investimento de R$ 250 mil, abrangendo também o fornecimento de combustível até o final de 2012.

Leia Também