sexta, 20 de julho de 2018

obter recursos

Editais são meios de investimentos

13 DEZ 2010Por Thiago Andrade00h:20

Em razão das dificuldades que as bibliotecas públicas têm para obter recursos financeiros para as melhorias necessárias no atendimento ao público, seja das prefeituras municipais ou do governo estadual, um dos meios mais interessantes são os editais lançados pelo MinC ou por instituições privadas. "Sempre que ficamos sabendo de um edital, procuramos nos inscrever. Em 2007, recebemos auxílio para a modernização da biblioteca. Este ano, fomos contemplados com equipamentos para criação de um telecentro, cedido por meio do Ministério das Comunicações", descreve a bibliotecária Tatiane Nobue Iseky.

Segundo Sheila Bittencourt Radich, coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso do Sul, quando existe algum edital ou concurso que pode beneficiar as bibliotecas do Estado, são enviados ofícios com o objetivo de ressaltar para a importância de sempre buscar melhorias nos prédios. Um dos exemplos é o Programa Livro Aberto, que desde 2004 vem implantando bibliotecas no País e oferecendo recursos para a melhoria das existentes. "Um passo importante para a democratização do País é oferecer cultura e educação a todos. As bibliotecas têm essa função, mas para isso precisam se adequar e se tornar atrativas", acredita.

Embora algumas bibliotecas de Mato Grosso do Sul já tenham sido contempladas por programas do Governo Federal, existe dificuldade em se conseguir verba para melhorias na Biblioteca Estadual Dr. Isaías Paim. "Há quatro anos não existe nenhum edital que possamos nos inscrever. É uma situação complicada. O acervo está ficando devasado, assim como nosso prédio está perdendo a funcionalidade. As bibliotecas têm de serem atrativas se quiserem receber o público", finaliza Sheila. (TA)

Leia Também