Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CHEGADA DE 2014

Economia, saúde, tecnologia: saiba o que muda na sua vida neste novo ano

Economia, saúde, tecnologia: saiba o que muda na sua vida neste novo ano
01/01/2014 00:00 - TARYNE ZOTTINO, COM G1


O brasileiro pode esperar algumas mudanças para o ano de 2014, que começa nesta quarta-feira (1º). Quando se trata de economia, uma das principais novidades é o salário mínimo, que vai passar de R$ 678 para R$ 724 a partir de janeiro, um reajuste de 6,78%, anunciado pela presidente Dilma Rousseff em sua conta noTwitter. No entanto, como o salário aumentou, e a tabela do IR não acompanhou na mesma proporção, mais brasileiros vão pagar imposto em 2014.

E quem quiser viajar para o exterior este ano terá que mexer no bolso, devido ao aumento no IOF para saques fora do país e cartões pré-pagos. Também é preciso ficar atento se seu objetivo é comprar um carro novo: o imposto sobre os automóveis aumenta hoje; o do carro 1.0, por exemplo, passa de 2% para 3%. A alíquota de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para móveis e painéis também aumenta este mês. 

Mudanças na saúde também marcarão 2014. Os planos de saúde terão de cobrir exames para 29 doenças genéticas e, a partir de 2 de janeiro, o custo de 37 medicamentos orais contra o câncer. Já a partir de março, o Sistema Único de Saúde (SUS) vai oferecer vacina contra HPV para meninas de 11 a 13 anos. Mais tarde, em novembro, novidade na tecnologia. A velocidade mínima da banda larga vai passar a ser de 80% na média mensal e de 40% a instantânea. 

Felpuda


Considerados “traíras” por terem abandonado o barco diante dos indícios da chegada da borrasca à antiga liderança, alguns pré-candidatos terão de se esforçar para escapar da, digamos assim, vingança, velha conhecida da dita figurinha. Dizem por aí que há promessas nesse sentido, para que os resultados dos “vira-casacas” nas urnas sejam pífios. Sabe aquela velha máxima: “Pisa. Mas, quando eu levantar, corre!” Pois é...