Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

SITUAÇÃO NO PAÍS

Economia brasileira tem 'desempenho medíocre', diz ex-governador de SP

Economia brasileira tem 'desempenho medíocre', diz ex-governador de SP
20/02/2014 17:45 - FOLHA PRESS


O ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) criticou hoje o desempenho da economia brasileira atual, o qual classificou como "medíocre". O tucano também disse que o país sofre com o pessimismo de médio e longo prazo.

"O pessimismo inunda o mercado de capitais, a imprensa internacional e a imprensa nacional" disse Serra. As declarações foram dadas durante uma conferência telefônica com economistas e promovida pela consultoria Go Associados.

Serra apontou ainda a falta de investimentos em infraestrutura e disse que o problema começou ainda no governo Lula. "É uma calamidade". Para ele, exemplos dessa falta de investimentos são as obras para a Copa do Mundo. "A ruindade do governo nessa matéria cria um clima de pessimismo", disse o ex-governador.

"O Brasil retornou ao nível industrial do pós-guerra. Retrocedemos para 1945, 1946. Não fosse o agronegócio, já teríamos declarado a moratória", disse Serra sobre a desindustrialização do país. Ele criticou ainda o "modelo lulista de desenvolvimento", mas disse que a situação do Brasil não é tão ruim quanto mostra a imprensa internacional.

O ex-governador disse ainda que o "talento do governo para transformar facilidades em dificuldades" causou problemas na Petrobras. Ele citou como exemplo a construção da refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco, que seria feita em parceria com a Venezuela. Serra disse que a obra é uma "refinaria cucaracha".

Serra declarou ainda ser contra a reeleição no país e disse que acabaria com ela caso tivesse sido eleito presidente.
 

Felpuda


As várias e várias mensagens que vêm sendo trocadas em grupos fechados, e para poucos, são de que algumas alianças poderão acontecer, mas mediante a troca de comando em alguns órgãos importantes. Seriam entendimentos para atender siglas de matizes bem diversos que vêm tentando criar dificuldades para vender facilidades. Se as negociações forem concretizadas, tornarão os caminhos sem muitas barreiras. A conferir.