Domingo, 10 de Dezembro de 2017

SITUAÇÃO NO PAÍS

Economia brasileira tem 'desempenho medíocre', diz ex-governador de SP

20 FEV 2014Por FOLHA PRESS17h:45

O ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) criticou hoje o desempenho da economia brasileira atual, o qual classificou como "medíocre". O tucano também disse que o país sofre com o pessimismo de médio e longo prazo.

"O pessimismo inunda o mercado de capitais, a imprensa internacional e a imprensa nacional" disse Serra. As declarações foram dadas durante uma conferência telefônica com economistas e promovida pela consultoria Go Associados.

Serra apontou ainda a falta de investimentos em infraestrutura e disse que o problema começou ainda no governo Lula. "É uma calamidade". Para ele, exemplos dessa falta de investimentos são as obras para a Copa do Mundo. "A ruindade do governo nessa matéria cria um clima de pessimismo", disse o ex-governador.

"O Brasil retornou ao nível industrial do pós-guerra. Retrocedemos para 1945, 1946. Não fosse o agronegócio, já teríamos declarado a moratória", disse Serra sobre a desindustrialização do país. Ele criticou ainda o "modelo lulista de desenvolvimento", mas disse que a situação do Brasil não é tão ruim quanto mostra a imprensa internacional.

O ex-governador disse ainda que o "talento do governo para transformar facilidades em dificuldades" causou problemas na Petrobras. Ele citou como exemplo a construção da refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco, que seria feita em parceria com a Venezuela. Serra disse que a obra é uma "refinaria cucaracha".

Serra declarou ainda ser contra a reeleição no país e disse que acabaria com ela caso tivesse sido eleito presidente.
 

Leia Também