Domingo, 25 de Fevereiro de 2018

BNDES

Economia brasileira precisa desacelerar

22 FEV 2011Por valor online13h:04

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, enfatizou nesta terça-feira que a economia brasileira precisa reduzir seu ritmo de expansão.

“Temos que desacelerar um pouco o crescimento da economia. Tivemos uma subida global de preço, que provocou um choque na inflação interna. Mas o governo não permitirá a propagação (do aumento de preços) de forma que ameace o sistema de metas”, enfatizou Coutinho durante o 1º Fórum do Mercado de Capitais Brasil-China, realizado em São Paulo.

Coutinho ressaltou que será necessário reduzir o ritmo do consumo e os gastos do governo, mas sem que isso afete os investimentos. “Os investimentos são uma forma de garantir uma menor inflação no futuro. De certa maneira, essa é a política chinesa”, comentou, referindo-se ao modelo adotado na China para o desenvolvimento do país.

O gerenciamento do câmbio foi ressaltado pelo presidente do BNDES como importante para o desenvolvimento do Brasil. “O governo tem agido de forma eficiente para evitar o avanço exagerado do câmbio”, disse, após enfatizar a importância de elevar a taxa de investimento em relação ao Produto Interno Bruto (PIB).

Leia Também