Sábado, 24 de Fevereiro de 2018

Dia Mundial do Macarrão

É massa!

20 OUT 2010Por CRISTINA MEDEIROS00h:55



Ele participa do cotidiano gastronômico da maioria das famílias. O macarrão, antes tradicional prato nos almoços de domingo, já extrapolou a data do calendário e pode ser visto à mesa em qualquer dia, seja no almoço ou no jantar. Um dos alimentos mais antigos, práticos e saborosos da humanidade, é consumido em várias partes do mundo, entre elas EUA, México, Turquia, Itália, Alemanha, Venezuela e Brasil. Tanta popularidade lhe rendeu uma data para ser reverenciado, o dia 25 de outubro, escolhido por marcar a realização do 1º Congresso Mundial de Pasta, em Roma, em 1995.

Considerado o terceiro maior produtor de massas alimentícias do mundo – ficando atrás apenas da Itália, com 3 milhões de toneladas/ano, e dos Estados Unidos, com 2 milhões de toneladas/ano – o País tem bons motivos para celebrar a data, já que o alimento ganha cada vez mais espaço na mesa do brasileiro, seja pelo seu, valor energético, pelo fácil preparo ou pelo preço acessível.
Só no ano passado foram consumidas mais de 1,2 milhão de toneladas de macarrão, de acordo com os número da Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima). No ranking de consumo per capita o Brasil ocupa o 13º lugar, com 6,4 kg por habitante/ano. A Itália lidera o consumo per capita com 26 kg por habitante/ano, seguida pela Venezuela, com 12,9 kg por habitante/ano.
Ao todo, são fabricadas no País 30 tipos de macarrão distribuídos entre: massas secas, que respondem por 84% do consumo, instantâneas, por 13%, e frescas, por 3%. O Brasil tem um mercado gigantesco e por isso grande potencial para elevar o consumo de macarrão.

Salada do cerrado
Ingredientes
1/2 embalagem de massa de sêmola de grano duro fusilli tricolor
2 dentes de alho descascados
1 cebola pequena picada (50g)
2 colheres das de sopa de azeite de oliva
100g de guariroba em conserva cortada em tiras finas
1/2 xícara das de chá de salsinha picada
50g de parmesão em lascas
Sal, azeite de oliva e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de fazer
Prepare a massa fusilli tricolor conforme as instruções da embalagem, acrescentando os dentes de alho. Escorra bem, passe para um recipiente grande e raso para esfriar. Reserve o alho também. Refogue a cebola no azeite quente. Junte a guariroba e finalize com salsinha. Retire do fogo e reserve. Em uma saladeira, misture a massa já fria, a guariroba, o alho reservado amassado, as lascas do parmesão e tempere com o sal, azeite e pimenta-do-reino. Misture com vigor. Acerte o sal, se necessário.

Espaguete expresso ao manjericão
Ingredientes
500 g de macarrão espaguete
5 litros de água
1 colher das de sopa de sal
Opcional: 4 grãos de pimenta e 2 ramos de manjericão
Molho:
10 tomates bem maduros
Sal e pimenta-do-reino preta recém-moída a gosto
2 dentes de alho picados
1 cebola média
20 folhinhas de manjericão fresco
1 e 1/2 xícara das de chá de queijo parmesão ralado
6 colheres das de sopa de azeite
8 ramos de salsa picada
Modo de fazer:
Leve ao fogo uma panela grande ou caldeirão com 5 litros de água, ferva. Junte o sal, os grãos de pimenta e o manjericão deixe levantar fervura, coloque a massa e cozinhe por 7 a 10 minutos. Siga as instruções da embalagem. Coe e coloque o molho. Sirva imediatamente
Molho
Corte os tomates ao meio e remova as sementes com a ajuda de uma colher de chá. Bata no liquidificador. Em uma panela frite o alho, a cebola, junte os tomates batidos, o sal o açúcar. Deixe ferver por 10 a 15 minutos (se necessário coloque 1 xícara de água.). Desligue o fogo do molho e coloque as folhas de manjericão.
Obs.: Se gostar do molho em pedaços, corte os tomates em pedaços pequenos e deixe ferver, por 20 minutos com temperos em fogo médio.

Macarrão ao molho de salsichas e ervilhas
Ingredientes
500 g de massa curta, cozida al dente
800 ml de molho de tomate
600 g de salsichas tipo hot dog ou Viena, aferventadas e escorridas
1/2 xícara das de chá de salsinha fresca picada
1 lata de ervilhas
100 g de cenoura cortada a gosto e escaldadas
250 g de queijo tipo muçarela ralado
Modo de fazer:
Leve ao fogo o molho de tomate com as salsichas e deixe ferver por aproximadamente 5 minutos. Junte os ingredientes restantes e sirva bem quente decorando a gosto.

Penne com berinjela e ricota
Ingredientes
500 g de macarrão no formato penne cozido al dente
250 g berinjela descascada e cortada em cubos
4 colheres das de sopa de azeite
4 dentes de alho amassados
1 ramo de alecrim
500 g de tomates do tipo cereja cortados ao meio
150 g de ricota passada por peneira
sal e pimenta-do-reino a gosto
salsa picada para polvilhar
Modo de fazer:
Misture sal nas berinjelas e deixe no escorredor por 20 minutos, lave-as com água e esprema. Em uma frigideira grande, aqueça metade do azeite acrescente metade do alho e o alecrim, e deixe dourar. Junte a berinjela, mexa até ficar macia e dourada. Tempere com a pimenta e reserve. À parte, aqueça o restante do azeite junte o alho restante e deixe dourar. Acrescente os tomates e cozinhe por três minutos. Tempere com sal e pimenta. Reserve.
Junte os refogados de berinjela e de tomate. Coloque o macarrão já cozido numa travessa e misture delicadamente com o molho.
Espalhe a ricota sobre o molho, polvillhe a salsa e sirva a seguir.

Leia Também