Quinta, 22 de Fevereiro de 2018

enxurrada

Durante chuva, esgoto transborda em rua

21 DEZ 2010Por Silvia Tada01h:55

Durante a chuva que atingiu Campo Grande na tarde de ontem, esgoto que passa na Rua Paulo Coelho Machado, quase esquina com a Avenida Afonso Pena, ao lado do Shopping Campo Grande, transbordou. Os dejetos acabaram se misturando à enxurrada e o mau cheiro se espalhou pelas proximidades, incomodando quem passava a pé ou de carro pelo local.

O problema foi causado, segundo explicação da concessionária de água e esgoto, Águas Guariroba, por ligações clandestinas que são feitas nas residências e prédios. As redes de captação de água pluvial e de esgoto são independentes, mas muitos moradores fazem as conexões de forma irregular, ligando a tubulação que recolhe água da chuva à rede de esgoto. Quando chove, a tubulação não suporta o volume e acaba transbordando.

O inverso também ocorre, isto é, a ligação do esgoto à rede pluvial, que acaba levando diretamente aos córregos os produtos descartados nas residências, sem tratamento. A fiscalização é feita pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur).

Leia Também