Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

SAÚDE

Droga contra osteoporose diminui risco de contrair câncer

Droga contra osteoporose diminui risco de contrair câncer
09/04/2011 07:29 - São Paulo


Cientistas israelenses descobriram que drogas usadas contra a osteoporose podem reduzir o risco de se contrair câncer colorretal. Equipe liderada pelo dr.Gad Rennert, da Faculdade de Medicina do Instituto Technion, de Haifa, constatou uma redução de 59% no risco de câncer colorretal na fase pós-menopausa em pessoas que usam medicamentos à base de bisfosfonato por mais de um ano. No mundo todo, milhões tomam essa droga para prevenir a perda óssea devido à osteoporose.  

Essa descoberta aponta para um possível papel dos bisfosfonatos na prevenção do câncer, de acordo com Rennert, diretor do Departamento de Medicina Comunitária e Epidemiologia do Carmel Medical Center, de Haifa. “Anteriormente, identificamos uma nova classe de drogas associadas à redução do risco de câncer de mama”, diz Rennert. “Agora, verificando efeitos similares sobre a redução de risco de câncer colorretal, podemos supor que esta classe de medicamentos tem um efeito amplo”.  

A conexão ainda tem que ser comprovada por meio de ensaios clínicos randomizados; mas se eles confirmarem a hipótese de  Rennert, os médicos poderão começar a recomendar medicamentos à base de bisfosfonatos para a prevenção do câncer em geral.

Felpuda


Outrora afinadíssimo com o presidente Jair Bolsonaro, parlamentar sul-mato-grossense começou a ser escanteado em consequência de uma das crises políticas de grande repercussão. A figura entrou em campo e botou falação sobre o que estava ocorrendo, e isso soou que só como crítica pesada ao governo, que, como não poderia deixar de ser, não gostou nadica de nada. Há quem diga que o dito-cujo é muito levado “pelo sangue”. Então, tá!...