Quarta, 21 de Fevereiro de 2018

SAÚDE

Dourados teve 16 mortes por Aids este ano

1 DEZ 2010Por DOURADOS AGORA13h:39

Somente em 2010, a cidade de Dourados já registrou 16 mortes causadas pela Aids. De acordo com o programa de combate a doença, DST/Aids, os óbitos são motivados pelo diagnóstico tardio da doença.

Por causa disso, no Dia Mundial da Luta contra a Aids, o programa está desenvolvendo várias atividades durante todo o mês. Ontem foram distribuídos panfletos educativos para caminhoneiros. Nesta quarta-feira foram entregues brindes e panfletos além da realização de exames gratuítos na Praça Antônio João. Os resultados saem em três dias. Até o final do mês a expectativa é de realizar ao menos 1 mil exames.

De acordo com a coordenadora do Programa, Berenice de Souza Machado, são 1,307 pacientes vivendo com o vírus da Aids em Dourados. Outras 447 desenvolveram a doença e estão em fase de tratamento.

De acordo com a enfermeira Patrícia Rossales, ano a ano, o dignóstico aumenta. Para se ter uma idéia, Dourados registrou 49 novos casos da doença. Segundo ela o motivo está relacionado a procura maior dos pacientes para detectar a doença ainda precose. Os trabalhos estão contando com o apoio do Sest/Senat.

Leia Também