quinta, 19 de julho de 2018

PONTA PORÃ

Dois senegaleses são presos com passaporte falsos

14 JAN 2011Por EDILSON JOSÉ ALVES14h:53

Dois homens nascidos no Senegal foram presos na última quarta-feira quando tentavam entrar ilegalmente no Brasil através de Ponta Porã. Eles teriam viajado da Bolívia pelo território paraguaio até Pedro Juan Caballero, município situado na região de fronteira. Os estrangeiros foram autuados quando tentavam obter vistos na delegacia de Polícia Federal.
De acordo com a PF, os senegaleses identificados pelas iniciais D.A. e D.B., são nascidos em Dakar e se comunicam através de um dialeto africano, o que dificultou muito a relação com os federais. Eles não conseguem falar português e nem espanhol e mesmo com apoio de uma intérprete francesa, que é o idioma oficial do Senegal, não conseguiram se explicar aos federais.
Devido as dificuldades para dialogar, a delegacia de Ponta Porã manteve contato com a embaixada do Senegal em Brasília, a qual ajudou na tradução do dialeto. Eles disseram que estavam no Brasil como turistas, mas não sabiam informar nome de qualquer cidade ou ponto turístico brasileiro.
Para tentar entrar no Brasil eles apresentaram passaportes com vistos falsificados, que podem ter sido adquiridos na Bolívia. Na revista pessoal os federais acabaram encontrando outros dois passaportes em nome dos acusados.
Uma das hipóteses levantadas pela Polícia Federal era a de que os senegaleses poderiam ter engolido cápsulas de entorpecentes para não serem presos. Eles foram levados até o pronto socorro do Hospital Regional, onde foram submetidos a exame de raio-x, que não constatou nenhum tipo de objeto estranho no estômagos dos estrangeiros, que deverão ser extraditados.

Leia Também