Campo Grande - MS, sexta, 17 de agosto de 2018

PANTANAL DE CORUMBÁ

Documentário retrata cotidiano dos ribeirinhos

31 MAI 2011Por DIÁRIO ONLINE00h:00

Um vídeo documentário que relata um pouco da realidade vivida pelos ribeirinhos da região do Pantanal sul- mato-grossense foi lançado, na última semana, pela Embrapa Pantanal. Por meio de depoimentos dos próprios ribeirinhos, são narradas as dificuldades encontradas no dia a dia da vida de pescador, os anseios e desejos deste povo que vive ao longo do Rio Paraguai, em Mato Grosso do Sul.

O Vídeo "Pescadores Profissionais Artesanais do Pantanal Sul Matrogrossense" é resultado de um projeto iniciado em 2007 por um grupo de pesquisadores da Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), que reuniu informações relativas a vida dos pescadores artesanais no Pantanal: como vivem e como estão inseridos na conservação do meio ambiente. Os dados foram coletados nas comunidades localizadas do Porto da Manga até a Barra do São Lourenço.

Segundo a pesquisadora responsável pelo projeto, Cristhiane da Graça Amâncio, o vídeo é uma forma de apresentar para os pescadores os resultados obtidos durante esses anos de pesquisa: "foi escolhido apresentar as informações em vídeo por ser um formato simples, de linguagem direta, clara e de fácil compreensão por parte dos ribeirinhos. O que percebemos, durante as apresentações, foi uma grande identificação com o que foi mostrado no filme, as queixas ali apresentadas são realmente as vividas por estas comunidades", explica Cristhiane.

No vídeo são tratados temas relacionados ao preço das iscas praticados pelos ribeirinhos e atravessadores, as mudanças ambientais observadas pelos ribeirinhos ao longo do leito do rio, além de questões como os impactos causados pela criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) nessas comunidades pantaneiras, entre outros assuntos.

Leia Também