Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, segunda, 10 de dezembro de 2018

PANTANAL

Documentário retrata cotidiano dos ribeirinhos

30 MAI 2011Por Beatriz Longhini14h:26

Um vídeo documentário que relata um pouco da realidade vivida pelos ribeirinhos da região do Pantanal sul- mato-grossense foi lançado, na última semana, pela Embrapa Pantanal. Por meio de depoimentos dos próprios ribeirinhos, são narradas as dificuldades encontradas no dia a dia da vida de pescador, os anseios e desejos deste povo que vive ao longo do Rio Paraguai, em Mato Grosso do Sul.

O Vídeo "Pescadores Profissionais Artesanais do Pantanal Sul Matrogrossense" é resultado de um projeto iniciado em 2007 por um grupo de pesquisadores da Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), que reuniu informações relativas a vida dos pescadores artesanais no Pantanal: como vivem e como estão inseridos na conservação do meio ambiente. Os dados foram coletados nas comunidades localizadas do Porto da Manga até a Barra do São Lourenço.

No vídeo são tratados temas relacionados ao preço das iscas praticados pelos ribeirinhos e atravessadores, as mudanças ambientais observadas pelos ribeirinhos ao longo do leito do rio, além de questões como os impactos causados pela criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) nessas comunidades pantaneiras, entre outros assuntos.

Porto da Manga

A primeira exibição do vídeo foi realizada para um grupo de pescadores do Porto da Manga, no dia 26 de maio, na "Escola Municipal de Extensão Porto da Manga", onde além de assistirem o vídeo, os presentes puderam debater temas e levantar questões existentes que, em muitos casos, ficam restritas apenas a comunidade.

(Com informações da Embrapa Pantanal)

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também