Terça, 20 de Fevereiro de 2018

FINANÇAS

Disciplina pode mudar desempenho de um investidor

12 OUT 2010Por Infomoney11h:07

"Achar que é fácil ganhar dinheiro no mercado de capitais é a maior ilusão que um trader iniciante pode ter". A afirmação é do analista técnico da Link Trade, Márcio Noronha.

Atuando no mercado de capitais desde a década de 60, o experiente analista afirma: "não que seja difícil ganhar dinheiro com a Bolsa, mas também não é tão fácil assim. Digo sempre que a disciplina é o fator principal, que pode levar a ganhos e a perdas".

Para Noronha, é a disciplina que faz diferença na hora de definir um investidor de sucesso daqueles que vão amargar perdas em parte de suas alocações. "Sempre digo que a característica marcante do trade de sucesso é a disciplina, e o que falta no trade que amarga perdas também é a disciplina. Um investidor só consegue bons ganhos se for focado, estudioso e determinado", completa.

Cuidados
Com o número crescente de investidores que se baseiam na análise técnica para tomar suas decisões de investimento, tem aumentado também o número de analistas trabalhando com essa modalidade de análise.

Noronha dá as dicas de como saber se o profissional é, ou não, confiável: "antes de acreditar em uma analista e seguir suas recomendações, o investidor tem que acompanhar a performance dele, para ver se as estratégias sugeridas são, em sua maioria, corretas. E o acompanhamento deve ser de, no mínimo, um ano. Em uma ou duas semanas não dá para ser concluir nada".

Ao finalizar, o analista cita uma frase do falecido primeiro ministro da Inglaterra, Winston Churchill. "Em sua época ele já dizia 'você não consegue enganar muita gente durante muito tempo' e essa é uma grande verdade. Estamos falando de dinheiro e esse é um tema muito sensível para as pessoas. Por isso, quando algo não dá certo, as reclamações não tardam a acontecer", garante.
 

Leia Também