Campo Grande - MS, segunda, 20 de agosto de 2018

UNIÃO EUROPEIA

Diplomata portuguesa nomeada para o Brasil

9 MAR 2011Por 00h:00

A União Europeia nomeou nesta terça-feira como nova chefe de sua delegação no Brasil a diplomata portuguesa Ana Paula Baptista Grade Zacarias, que passa a fazer parte do novo Serviço Europeu de Ação Exterior (SEAE) que a UE está iniciando.

A Alta Representante para a Política Externa e de Segurança da UE, Catherine Ashton, informou sobre a nomeação através de um comunicado.

Ana Paula é atualmente a representante permanente adjunta de Portugal perante a UE em Bruxelas, e previamente tinha ocupado diferentes postos no serviço diplomático português, como o de embaixadora perante Estônia, precisa a nota.

Ashton celebrou que a designação de Ana Paula, assim como a da italiana Mariangela Zappia como nova chefe da delegação da UE perante as organizações das Nações Unidas em Genebra no Dia Internacional da Mulher.

"São duas diplomatas com muito talento e experiência que tenho certeza que farão uma grande contribuição ao trabalho do Serviço Europeu de Ação Exterior", comentou Ashton.
"Sua nomeação mostra meu firme compromisso com a igualdade de gênero" em dito serviço, concluiu.

O SEAE é o novo corpo diplomático previsto no Tratado de Lisboa, o documento base que rege a União Europeia desde sua entrada em vigor em dezembro de 2009.

Seu objetivo é multiplicar a influência da diplomacia da UE no mundo, combinando recursos procedentes do Conselho da União, a Comissão Europeia e os serviços diplomáticas nacionais, sob a direção de Catherine Ashton.

Leia Também