Quarta, 21 de Fevereiro de 2018

GOVERNO

Dilma não irá à Cúpula Ibero-Americana, diz porta-voz

2 DEZ 2010Por ESTADÃO17h:37

A presidente eleita, Dilma Rousseff, não vai acompanhar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na reunião da 20ª Cúpula Ibero-Americana, que será realizada em Mar Del Plata, na Argentina, a partir de sexta-feira. A informação foi dada pelo porta-voz do Planalto, Marcelo Baumbach. Antes do início da reunião, Lula terá dois encontros bilaterais: com o presidente do México, Felipe Calderón, e com o Rei Juan Carlos, da Espanha. Dilma já havia cancelado sua participação na União de Nações Sul-Americanas (Unasul), na semana passada, em Georgetown, na Guiana. 

Segundo Baumbach, embora os presidentes discutam neste tipo de encontro qualquer tema que surja, os vazamentos do site WikiLeaks, com mensagens diplomáticas de embaixadores norte-americanos sobre considerações sobre os mais diversos países, não estão na pauta. Baumbach reiterou que o presidente Lula considera este tema de "menor importância".

Na plenária de Mar Del Plata, além da discussão sobre o tema educação para inclusão social, deverá ser emitida uma declaração política tratando da defesa da democracia na região, do combate ao crime organizado e da luta contra terrorismo, condenando a ocupação das Ilhas Malvinas pelos ingleses e novos apelos ao fim do embargo norte-americano a Cuba.

Leia Também