Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Dilma diz que volta de Bachelet fortalece união dos países sul-americanos

11 MAR 14 - 23h:00Agência Brasil

A presidente Dilma Rousseff ofereceu um brinde à recém-empossada presidente do Chile, Michelle Bachelet, durante almoço com chefes de Estado que participaram da transmissão de cargo no país. No discurso, Dilma espera que o retorno de Bachelet fortaleça a união dos países sul-americanos.

“Temos, presidente Michelle, plena certeza de que o Chile, sob sua Presidência, renovará seu compromisso com essa integração regional, como você o fez em seu mandato anterior”, disse, se referindo ao posto ocupado por Bachelet na presidência da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

Antes de mencionar que o Chile é um “país irmão”, a presidente brasileira afirmou que a ocupação do cargo tem um “significado especial” para todos os latino-americanos que encontraram “refúgio e proteção” contra a opressão de ditaduras em seus países.

“Aqui, muitos defensores da liberdade, em nossos países, encontraram o asilo contra 'la opresión', de que fala o Hino Nacional chileno”, declarou Dilma. Para ela, que foi torturada durante a ditadura no Brasil, as “ricas e, por vezes, trágicas experiências políticas que nós vivemos, ajudaram a transformar a complexa realidade de nosso continente e de nossas nações”.

O discurso do brinde foi feito pela presidente antes do almoço oferecido por Bachelet aos seus colegas que foram ao Chile prestigiá-la: Cristina Kirchner (Argentina), Evo Morales (Bolívia), Juan Manuel Santos (Colômbia), Rafael Correa (Equador), Enrique Peña Nieto (México), Horacio Cartes (Paraguai), Ollanta Humala (Peru), Desiré Bouterse (Suriname), José Mujica (Uruguai) e o primeiro-ministro Laurent Lamothe (Haiti).

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

BRASIL

Fortaleza: Bombeiros buscam sobreviventes em prédio que ruiu; uma pessoa morreu

ECONOMIA

Pan, BMG e Bradesco lideram ranking de reclamações contra bancos do BC

ECONOMIA

Superintendência do Cade decide arquivar inquérito contra bandeiras de cartões

BRASIL

Quadrilha desviava cartões de crédito remetidos pelos Correios

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião