Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, sexta, 16 de novembro de 2018

Saúde

Dieta pode eliminar sintomas da menopausa

16 JUL 2012Por oqueeutenho - band00h:00

Estudo publicado no periódico Menopause, mostra que a perda de peso – resultado de uma dieta com baixo teor de gordura e rica em frutas e vegetais – reduz ou até elimina as ondas de calor e os suores noturnos, sintomas comuns da menopausa.

Embora estudos anteriores tenham mostrado que o ganho de peso está associado aos sintomas da menopausa, os autores afirmam que esta é a primeira vez em que o emagrecimento atrelado a uma determinada dieta é relacionado à melhora destes problemas.

Participaram do levantamento mais de 17,4 mil mulheres de 50 a 79 anos que já haviam passado pela menopausa. Após acompanharem as participantes por cinco anos, os autores descobriram que aquelas que emagreceram ao menos 4,5 quilos no período do estudo — e que também não faziam terapia hormonal e comiam menos gorduras e mais cereais integrais, frutas e vegetais — apresentaram mais chances de reduzirem ou eliminarem os sintomas da menopausa do que as mulheres que mantiveram o peso.

Segundo Candyce Kroenke, que coordenou o estudo, as mulheres tendem a ganhar mais peso com a idade, e a prevenção do aumento do peso pode ser usada como estratégia viável para amenizar os suores noturnos e as ondas de calor. Ela explica que quanto mais o corpo acumula gordura, maior é o isolamento de sua temperatura, e que esses sintomas são uma maneira de o corpo dissipar o calor.

No entanto, ela ressalta que são necessárias mais pesquisas para compreender melhor a relação entre dieta, peso e estes sintomas da menopausa. “O impacto benéfico de uma dieta saudável sozinha (independentemente da mudança de peso) pode também ajudar a melhorar os sintomas”, finaliza.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também