Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

NUTRIÇÃO

Dieta para fortalecer o sistema imunológico

9 ABR 11 - 08h:48DA REDAÇÃO

Com a chegada do outono e as temperaturas caindo, gripes e resfriados se tornam comuns na rotina de milhares de brasileiros. Para evitar a sensação de abatimento, dores no corpo, febre e nariz congestionado, o primeiro passo é preparar o sistema imunológico para o impacto da mudança climática. “Ter uma dieta equilibrada é pré-requisito para manter o sistema imunológico funcional e saudável. Um cardápio que abrange os nutrientes necessários para a manutenção da saúde contribui para a prevenção de doenças não só na ‘época de gripes’, mas durante o ano todo”, afirma Maria Carla Leone, nutricionista da Unilever.

A nutricionista esclarece também que se alimentar de forma correta não significa apenas consumir frutas e vegetais. “Além desses, e dos grãos e proteínas, é importante ressaltar a relevância das gorduras para fortalecer a imunidade do corpo”. Isso se deve ao fato de que uma das principais funções das gorduras é absorver e disseminar vitaminas importantes – como a A e D, cruciais para ativar as defesas do corpo e ajudar a combater infecções.

Nesse caso, vale salientar as diferenças entre as gorduras: as essenciais (mono e poliinsaturadas) e as consideradas ruins (saturadas e trans). “O consumo apropriado de gorduras boas é essencial para dar ao corpo a capacidade de processar vitaminas necessárias”, explica Maria Carla. “Além do fortalecimento do sistema imunológico, tais gorduras trazem outros benefícios para a saúde em geral – influenciam positivamente nos níveis de colesterol no sangue e auxiliam o crescimento e renovação das células, assim como no desenvolvimento mental de crianças e adultos”.

Para inserir gorduras essenciais no seu cardápio diário, não é necessário fazer mudanças radicais. Alguns passos simples podem transformar a capacidade de defesa do corpo. “Uma dica é dar preferência aos alimentos de origem vegetal – como óleos, margarina e maionese – e evitar os de origem animal. Também é interessante substituir carnes vermelhas por peixes como salmão, rico em gorduras como o Ômega-3, e adicionar mais vegetais e frutas em cada refeição”, finaliza Maria Carla.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Vale a Pena: foi muito bem pensada a escolha de Avenida Brasil na Globo
CANAL 1 - FLÁVIO RICCO

Vale a Pena: foi muito bem pensada a escolha de Avenida Brasil na Globo

Conheça as novas tendências de cuidados para a pele
SKINCARE

Conheça as novas tendências de cuidados para a pele

SAÚDE

Alerta: Doenças graves sob risco de pandemias globais

Dia da Oportunidade atrai mais de 200 visitantes em Bataguassu
INFORME PUBLICITÁRIO

Dia da Oportunidade atrai mais de 200 visitantes em Bataguassu

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião