Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

Diego Costa convocado para enfrentar a Itália com a seleção espanhola

Diego Costa convocado para enfrentar a Itália com a seleção espanhola
01/03/2014 07:00 - terra


O brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa foi convocado nesta sexta-feira pelo técnico Vicente del Bosque entre os 22 jogadores da 'Roja' que disputarão o amistoso contra a Itália, marcado para a próxima quarta-feira em Madri.

"Estou muito feliz por ter sido convocado, é muito especial que a partida contra a Itália seja no Vicente Calderón", comemorou o sergipano de 25 anos, que terá a oportunidade de fazer sua estreia com a seleção espanhola justamente no estádio onde joga com o Atlético de Madri.

O atacante já havia sido convocado para os amistosos contra Guiné e África do Sul, em novembro, mas foi cortado por causa de uma lesão muscular.

O fato de ele ter optado por defender a Espanha desencadeou uma grande polêmica no Brasil, já que ele havia sido convocado pelo técnico Luiz Felipe Scolari em março do ano passado para disputar amistosos com Rússia e Itália, jogando inclusive cinco minutos com a camisa verde-amarela.

O regulamento da Fifa, no entanto, autoriza agora um jogador a trocar de seleção desde que não tenha atuado em jogos oficiais.

"Não vou negar que trata-se de um caso singular. Ele não vinha atuando conosco, nasceu no Brasil, mas mereceu a convocação por tudo o que fez com seu clube. Acreditamos que ele possa nos ajudar a ser melhores, é por isso que ele está no grupo", comentou Del Bosque.

Diego Costa vem fazendo uma grande temporada com o Atlético, ocupando a vice-artilheira do Campeonato Espanhol com 21 gols marcados, um a menos que o português Cristiano Ronaldo, melhor jogador do mundo.

"Quero deixar uma coisa muito clara. Esta lista diz respeito exclusivamente ao amistoso contra a Itália. Há três meses de competições pela frente e esta lista não nos compromete em nada. Podem ser os mesmos, mas outros podem vir a ser convocados", acrescentou o treinador.

A pouco mais de 100 dias antes da Copa do Mundo, a partida contra a Itália, repetição da final da última Eurocopa (vitória por 4 a 0 da Espanha) será a última antes da convocação final dos jogadores que viajarão ao Brasil.

Em maio, Del Bosque divulgará uma pré-lista de 30 jogadores, sendo que sete serão cortados para dar lugar à convocação definitiva.

Além de Diego Costa, o treinador convocou outro jogador de origem brasileira, Thiago Alcântara, do Bayern de Munique. Filho do tetracampeão Mazinho, o meia de 22 anos sempre atuou nas categorias de base da seleção espanhola, ao contrário do irmão Rafael, formado como ele no Barcelona, que disputou o último sul-americano Sub-20 com o Brasil.

"Thiago já jogou com a seleção principal, não pode ser considerado um novato", explicou Del Bosque.

Outro destaque na convocação para o amistoso com a Itália são as ausências de cinco jogadores que foram campeões mundiais com a 'Roja' em 2010: Álvaro Arbeloa (Real Madrid), David Villa (Atlético de Madri), Juan Mata (Manchester United), Fernando Torres (Chelsea) e Fernando Llorente (Juventus). Gerard Piqué (Barcelona) ficou fora por lesão.

"Gostamos muito de Llorente, assim como de outros tantos que não foram convocados. A concorrência é grande", justificou Del Bosque.

A Espanha reencontra a Holanda na estreia do Mundial, no dia 13 de junho na Fonte Nova de Salvador, quase quatro anos depois da final da Copa da África do Sul, justamente entre as duas seleções. Na época, os espanhóis foram campões com uma vitória de 1 a 0.

No grupo B, a 'Roja' ainda enfrentará Chile e Austrália.

- Convocação da seleção espanhola para o amistoso contra a Itália:

Goleiros: Iker Casillas (Real Madrid), Pepe Reina (Napoli/ITA), Víctor Valdés (Barcelona).

Zagueiros e laterais: Juanfran (Atlético de Madrid), Javi Martínez (Bayern de Munique/GER), Sergio Ramos (Real Madrid), Jordi Alba (Barcelona), César Azpilicueta (Chelsea/ING), Raúl Albiol (Napoli/ITA).

Meias e volantes: Xabi Alonso (Real Madrid), Sergio Busquets, Xavi, Cesc, Andrés Iniesta (Barcelona), Koke (Atlético de Madrid), Thiago (Bayern de Munique/ALE), Jesús Navas (Manchester City/ING), Santi Cazorla (Arsenal/ING).

Atacantes: Diego Costa (Atlético de Madri), David Silva, Álvaro Negredo (Manchester City/ING) e Pedro (Barcelona).

Felpuda


Figurinha começou a respirar aliviada, embora ainda esteja na corda bamba. Isso porque mudou de mãos o processo cuja sentença poderá mandá-la para casa definitivamente. Assim, pela “jurisprudência” com a qual o “analista” é conhecido, pode ser que o resultado seja bastante favorável, permitindo que a então desesperada pessoa continue com o assento em Brasília. Vamos ver!