Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

CONFIRA!

Dicas simples ajudam a dar um up na decoração da sua casa

17 JUN 12 - 00h:00TERRA

No dia em que visitou o apartamento de uma amiga, no Jardim Anália Franco, bairro de classe média de São Paulo, a empresária Amarílis Tadeu Caporalini teve certeza de que precisava dar um up na decoração de casa. “Fiquei impressionada com os enfeites de mesa e com a organização dos cômodos”, declara. Para Amarílis, renovar era preciso. Só faltava saber como.

“É importante analisar os elementos do ambiente, como cores e quantidade de mobiliário, para não cometer erros”, conta Daniela Peres, arquiteta da capital paulista. Ou seja, o segredo é prestar atenção no conjunto da obra. Não adianta trocar o sofá antigo por um moderno se a cor da parede e os móveis destoam do restante. O local vai ficar “carregado” aos olhos.

Uma dica simples para incrementar a decoração é utilizar apenas a moldura do quadro na parede da sala. “Traz um charme sem poluir”, afirma Daniela. E dá-lhe criatividade. Pintar a moldura com uma cor quente (vermelho), por exemplo, dá mais vida ao cômodo. O mesmo acontece com algumas almofadas coloridas. Mas lembre-se da regra básica: menos é mais. A harmonia de cores e estampas é fundamental.

Na cozinha ou até mesmo na sala de jantar, trocar as estampas das cadeiras faz toda diferença. Em um ambiente onde o branco predomina, tecidos coloridos são bem-vindos. “As cores realçam, tudo fica mais charmoso”, conta Vivian Coser, arquiteta, urbanista e designer de interiores, com atuação no Rio, São Paulo e Vitória. Aplicar adesivos na porta da geladeira também dá outra cara ao local.

Dá até para deixar a louça à mostra – pratos e copos devem estar arrumados. Basta desparafusar a porta do armário e... pronto! A desvantagem é que aumenta o pó na região e, consequentemente, o número de limpeza. Uma ideia para destacar a louça é forrar o fundo do móvel com um tecido adesivado colorido (é parecido com o papel contact). É só recortar o molde, remover a película e colar.

Mais fácil ainda é mudar o visual do quarto. As capas de edredom feitas com tecido de lençol são ótimas sugestões. A dica é comprar duas de cores distintas. Uma cobre o leito, enquanto a outra fica dobrada no “pé” da cama, caindo para frente. “O quarto vai ficar com uma cara diferente duas vezes”, diz Anna Ludimilla, finalizadora de decoração, de São Paulo. A vantagem é que o tecido pode ser lavado na máquina.

Preste atenção também nos outros objetos do quarto. Luminárias, por exemplo, são acessórios que “envelhecem” rápido, o que compromete a decoração. Nesse caso, troque por uma mais moderna, daquelas de leitura. Se a intenção é descontrair o ambiente, escolha cores como vermelho, amarelo e laranja. Charme? O tradicional preto é sempre um clássico.

E por falar em clássico, até o banheiro pode ganhar um requinte. Para quem não gosta de pisar no chão frio, existe um carpete próprio para o cômodo. De cor preta, acaba com aquela impressão de sujeira pós-banho. Além disso, absorve até um balde d’água. “O banheiro vai ficar mais confortável”, explica Anna.

Para quem não tem um armarinho e quer inovar de maneira divertida, caixotes de feira (aqueles de madeira) podem servir para acomodar toalhas e rolos de papel higiênico. Instale rodízios (rodinhas) na parte de baixo e deixe o novo acessório no chão. Se preferir, pinte o caixote, respeitando as cores do ambiente. Simples, funcional e prático.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

FLÁVIO BOLSONARO

PL livra de punição agente que neutralizar quem portar fuzil

Proposta amplia ainda mais conceito de legítima defesa
LIBERDADE DE IMPRENSA

Jornalista morre após ser baleada em confronto na Irlanda do Norte

"Concorrência pressiona aumento na bomba", afirma Sinpetro
REAJUSTE COMBUSTÍVEIS

"Concorrência pressiona aumento", afirma Sinpetro

Fiéis enchem igrejas para as celebrações da Paixão de Cristo
SEXTA-FEIRA SANTA

Fiéis enchem igrejas para
as celebrações desta sexta

Mais Lidas