domingo, 22 de julho de 2018

CONFIRA!

Dicas simples ajudam a dar um up na decoração da sua casa

17 JUN 2012Por TERRA00h:00

No dia em que visitou o apartamento de uma amiga, no Jardim Anália Franco, bairro de classe média de São Paulo, a empresária Amarílis Tadeu Caporalini teve certeza de que precisava dar um up na decoração de casa. “Fiquei impressionada com os enfeites de mesa e com a organização dos cômodos”, declara. Para Amarílis, renovar era preciso. Só faltava saber como.

“É importante analisar os elementos do ambiente, como cores e quantidade de mobiliário, para não cometer erros”, conta Daniela Peres, arquiteta da capital paulista. Ou seja, o segredo é prestar atenção no conjunto da obra. Não adianta trocar o sofá antigo por um moderno se a cor da parede e os móveis destoam do restante. O local vai ficar “carregado” aos olhos.

Uma dica simples para incrementar a decoração é utilizar apenas a moldura do quadro na parede da sala. “Traz um charme sem poluir”, afirma Daniela. E dá-lhe criatividade. Pintar a moldura com uma cor quente (vermelho), por exemplo, dá mais vida ao cômodo. O mesmo acontece com algumas almofadas coloridas. Mas lembre-se da regra básica: menos é mais. A harmonia de cores e estampas é fundamental.

Na cozinha ou até mesmo na sala de jantar, trocar as estampas das cadeiras faz toda diferença. Em um ambiente onde o branco predomina, tecidos coloridos são bem-vindos. “As cores realçam, tudo fica mais charmoso”, conta Vivian Coser, arquiteta, urbanista e designer de interiores, com atuação no Rio, São Paulo e Vitória. Aplicar adesivos na porta da geladeira também dá outra cara ao local.

Dá até para deixar a louça à mostra – pratos e copos devem estar arrumados. Basta desparafusar a porta do armário e... pronto! A desvantagem é que aumenta o pó na região e, consequentemente, o número de limpeza. Uma ideia para destacar a louça é forrar o fundo do móvel com um tecido adesivado colorido (é parecido com o papel contact). É só recortar o molde, remover a película e colar.

Mais fácil ainda é mudar o visual do quarto. As capas de edredom feitas com tecido de lençol são ótimas sugestões. A dica é comprar duas de cores distintas. Uma cobre o leito, enquanto a outra fica dobrada no “pé” da cama, caindo para frente. “O quarto vai ficar com uma cara diferente duas vezes”, diz Anna Ludimilla, finalizadora de decoração, de São Paulo. A vantagem é que o tecido pode ser lavado na máquina.

Preste atenção também nos outros objetos do quarto. Luminárias, por exemplo, são acessórios que “envelhecem” rápido, o que compromete a decoração. Nesse caso, troque por uma mais moderna, daquelas de leitura. Se a intenção é descontrair o ambiente, escolha cores como vermelho, amarelo e laranja. Charme? O tradicional preto é sempre um clássico.

E por falar em clássico, até o banheiro pode ganhar um requinte. Para quem não gosta de pisar no chão frio, existe um carpete próprio para o cômodo. De cor preta, acaba com aquela impressão de sujeira pós-banho. Além disso, absorve até um balde d’água. “O banheiro vai ficar mais confortável”, explica Anna.

Para quem não tem um armarinho e quer inovar de maneira divertida, caixotes de feira (aqueles de madeira) podem servir para acomodar toalhas e rolos de papel higiênico. Instale rodízios (rodinhas) na parte de baixo e deixe o novo acessório no chão. Se preferir, pinte o caixote, respeitando as cores do ambiente. Simples, funcional e prático.

Leia Também