Segunda, 19 de Fevereiro de 2018

MUDANÇA DE HÁBITO

Dicas mostram que desacelerar melhora o trabalho e a vida pessoal

14 NOV 2010Por 00h:30

Você também tem a impressão de que no fim do ano tudo parece mais corrido, a agenda parece mais entupida de tarefas, a pressão aumenta e o tempo que temos para nós se resume a quase zero? E mesmo em meio ao fechamento das atividades realizadas durante o ano temos a necessidade de criar, precisamos continuar tendo ideias inovadoras, dar continuação aos projetos da vida profissional, não podemos esquecer da vida pessoal... e assim, quando menos percebemos, estamos agindo no famoso, mas não por isso estimado, “piloto automático”.

E será que dá para mudar a situação neste turbilhão de afazeres e responsabilidades? O especialista em Desenvolvimento Humano, Eduardo Shinyashiki, dá algumas dicas para você que quer se livrar do agir automatizado e melhorar a qualidade do seu trabalho e, especialmente, da sua vida:

Perceba a mudança
O primeiro passo para fugir do “piloto automático” é perceber a real necessidade da mudança. Faça um balanço de sua vida, liste todos aqueles planos feitos na virada do ano, numere suas prioridades, tanto da vida profissional, quanto da pessoal. Lembre-se que não é por estarmos no final do ano que novos planos não podem ser acrescentados, nem os antigos podem ser eliminados da lista. Acreditar que você pode mudar é o primeiro e grande passo para a mudança!

Modifique pensamentos
Grande parte do estresse que vivenciamos está na forma como encaramos as situações. Não há como evitar ou ignorar as situações estressantes da vida, mas há como se influenciar de forma mais positiva por tais acontecimentos. Mantenha em mente seus planos para a mudança, suas prioridades, tome cada dificuldade do dia como uma oportunidade de aprendizado, e troque as velhas desculpas como “eu não consigo” ou “pelo menos eu tentei” por pensamentos construtivos, como “eu posso” e “posso demorar, mas eu vou conseguir”. Apesar de não perceber, nossos pensamentos têm força sobre a nossa vida;

Organize a vida
Momentos de lazer e reflexão são de extrema importância para a criatividade e o bem-estar. Quando cansados e desanimados, fazemos um enorme esforço para caminhar pela vida. Organize sua agenda e permita-se frequentar espaços culturais, cinemas, realize passeios em família, mesmo que seja um passeio pelo parque. A boa convivência com entes queridos,  um pouco de lazer e tempo para pensar em outras coisas, que não os problemas, nos inspiram em nossas tarefas e melhoram a qualidade de tudo aquilo que fazemos;

Disponha-se a mudar
Quando estamos no automático, temos a sensação de que estamos presos, de que nossas vidas são previsíveis e de que nunca alcançaremos os resultados desejados. Na correria impensada do cotidiano, acabamos cansados e desanimados, nos sentindo incapazes de promover tais modificações. Parece impossível encontrar uma brecha na agenda, mas não desanime! Mudar demanda esforço e paciência, sim, mas os resultados são incríveis. Direcione sua atenção no que quer, não desista da mudança, seja persistente e, o mais importante de tudo, acredite no enorme poder pessoal que há dentro de você.

Leia Também