Campo Grande - MS, sexta, 17 de agosto de 2018

alimentação

Dicas e receitas para voltar ao trabalho com força total

10 MAR 2011Por msn17h:13

O corpo bem que resiste aos excessos do Carnaval: dormir pouco e em horários errados, beber álcool demais e sair completamente da dieta nos dias de folia. É só pensar em retomar as atividades normais, entretanto, que toda a energia gasta durante a semana de festa cobra seu preço.

Como o calendário não espera que as forças se reestabeleçam normalmente, é possível dar uma forcinha para o organismo. A nutricionista Adriana Passanha, pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, deu algumas dicas e receitinhas que vão fazer a diferença nesses dias de pós-Carnaval.

Suco de abacaxi com couve

Por que é indicado? O abacaxi e a couve-manteiga possuem componentes que auxiliam o fígado a metabolizar as toxinas do organismo, facilitando a eliminação dessas substâncias.

Ingredientes: duas rodelas de abacaxi, duas folhas de couve-manteiga e 500 ml de água.

Modo de Preparo: Pique as rodelas de abacaxi e as folhas de couve em pedaços pequenos. Bata estes ingredientes e a água no liquidificador e, se desejar, adoce moderadamente com o adoçante de costume ou açúcar.

Rendimento: aproximadamente dois copos.

Suco de melancia e hortelã

Por que é indicado? A melancia é rica em energia e água, o que ajuda a recuperar as perdas da festa carnavalesca. O hortelã é um ótimo digestivo e combina muito bem com a melancia, fruta que, para algumas pessoas, é um pouco indigesta.

Ingredientes: um pedaço pequeno de melancia, três folhas de hortelã, 500 ml de água.

Modo de Preparo: retire os caroços da polpa da melancia e pique. Bata esta polpa com os demais ingredientes no liquidificador e, se desejar, adoce moderadamente com o adoçante de costume ou açúcar.

Rendimento: aproximadamente dois copos.

Suco de laranja com mamão

Por que é indicado? O mamão auxilia o processo de digestão, principalmente das carnes. Ambas as frutas possuem vitaminas antioxidantes e fibras, excelentes pedidas para esse período pós-Carnaval.

Ingredientes: quatro laranjas, uma fatia fina de mamão, 500 ml de água.

Modo de preparo: esprema as laranjas. Bata o mamão e a água no liquidificador. Misture ao suco das laranjas e, se desejar, adoce moderadamente com o adoçante de costume ou açúcar.

Rendimento: aproximadamente dois copos.

Para quem não quer ficar apenas nos sucos, a nutricionista sugere uma lista de alimentos que trazem benefícios não só neste período, com o durante todo o ano.

Maçã: “Ajuda a aliviar a rouquidão alguns adquirem durante o Carnaval, pois "limpa" a garganta. O melhor é consumir a fruta com a casca, que contém fibras e vitaminas”.

Chás (chá de erva-cidreira, chá-verde, chá de camomila, chá de erva-doce): “Eles auxiliam a reidratar o organismo. Alguns possuem, ainda, ação calmante ou digestiva”.

Saladas cruas: “São ricas em vitaminas, minerais, água e fibras, componentes essenciais para recuperar o organismo da folia”.

Sopa de legumes: “Reidrata e repõe as energias. Também é rica em vitaminas e minerais”.

Cereais integrais e iogurtes: “Favorecem o bom funcionamento do intestino, o que ajuda a eliminar toxinas”.

Leia Também