Terça, 20 de Fevereiro de 2018

SUSTENTABILIDADE

Dicas de leitura: dez livros sobre sustentabilidade para ler em 2011

11 JAN 2011Por BRUNA LUCIANER00h:01

 

Da produção ao Consumo – Impactos Socioambientais no Espaço Urbano

O livro organizado por Silvia Aparecida Ortigoza e Ana Tereza Cortez aborda problemas ambientais sem tratar exclusivamente de sustentabilidade ou problemas ecológicos. A discussão principal é como as relações de consumo afetam a qualidade de vida, a justiça social e a sobrevivência do planeta.

Eco Chic: Salvando o Planeta Com Estilo

O livro da escritora norte-americana Christie Matheson é um guia prático para mulheres aliarem um estilo de vida chic e saudável com a sustentabilidade do planeta. A proposta é aproximar todas de um estilo de vida consciente, sem radicalismos. Assim, acredita que é possível engajar mais pessoas à mudança de hábitos.

Biodiversidade e Carbono Social

O livro Biodiversidade e Carbono Social cria um paralelo entre temas que se acreditavam que até então não se relacionavam muito, como carbono e social. Assim, eles não criam só conceitos novos, mas estabelecem novas relações para um momento único da sociedade.

Pegada Ecológica e Sustentabilidade Humana

O livro “Pegada Ecológica e Sustentabilidade Humana” apresenta um estudo importante sobre o impacto dos hábitos de consumo das populações no meio ambiente. Para isso, o autor, Genebaldo Freire Dias, usa o conceito de pegada ecológica e relaciona com a influência humana nas mudanças climáticas.

Como ter uma casa e um jardim mais ecológicos

O livro, escrito por Siân Berry, apresenta 50 ações para preservar os recursos naturais e aproveitar todos os benefícios que um jardim pode ter. São atitudes que cada um pode ter dentro de casa e das empresas, que podem ajudar consideravelmente a saúde das pessoas e do meio ambiente.

Planeta Terra – 200 Lugares de Preservação Prioritária

Este livro ricamente ilustrado mostra os lugares mais exuberantes do planeta, mas não se limita a encantar os olhos. O alerta permanece: toda esta beleza está ameaçada de extinção.

Alfabetização ecológica - A educação das crianças para um mundo sustentável

A obra reúne vários artigos e ensaios sobre o interessante trabalho realizado pelo Centro do Eco-Alfabetização, em Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos.

Educação Ambiental e Sustentabilidade

O livro Educação Ambiental e Sustentabilidade aborda principalmente a influência que os processos de educação têm em toda a cadeia de sustentabilidade. A educação ambiental é entendida nesse material como uma educação política e formação da cidadania ativa, pretendendo ações transformadoras da realidade socioambiental.

Morte Azul

No livro Morte Azul – O intrigante perigo do passado e do presente na água que você bebe, o professor Dr. Roberto D. Morris, médico americano especialista em epidemologia da água potável, mostra que nem sempre a água potável é saudável e que pode até causar mortes.

Conversas com os Mestres da Sustentabilidade

O livro, de Laura Mazur, é um apanhado de opiniões de diversos especialistas que aplicam a sustentabilidade em diversas áreas da economia. Considerados setores-chave pela autora, empresas, governo, sociedade civil, academia, diplomacia, escritores e ambientalistas devem cada vez mais mudar suas administrações para ampliar a consciência ambiental e social.

Leia Também