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Corpo

Dez motivos para a digestão não estar saudável

28 MAR 11 - 02h:30Seleções

1 - A intolerância à lactose pode ser responsável por transtornos digestivos. Leite de arroz enriquecido com cálcio ou leite de soja são ótimos substitutos.

2 - Atenção aos medicamentos. Uma variedade de remédios, como anti-histamínicos e antidepressivos, pode afetar o estômago. Alivie o refluxo da acidez ou a indigestão tomando 1 ou 2 colheres (chá) de pó de olmo em água morna.

3 - Os antibióticos atacam não apenas as bactérias prejudiciais, mas também as bactérias “benéficas” (probióticas), que ajudam a digerir os alimentos no intestino. Para repor as bactérias benéficas, tome um suplemento probiótico. Bebidas com leite fermentado e alguns iogurtes são uma boa fonte – ou ainda em cápsulas, comprimidos ou pó (disponíveis em lojas de produtos naturais).

4 - Você bebe água suficiente? O adulto precisa de, no mínimo, 2 litros diários de líquido para garantir digestão e evacuação eficientes.

5 - Não se esqueça das fibras. Não é difícil obter os 30 gramas de fibras diários recomendados. Experimente frutas frescas ou secas, hortaliças, nozes, feijão cozido e grãos integrais. (Aumente aos poucos a ingestão, para evitar gases.)

6 - Movimente-se.A inatividade pode resultar em digestão preguiçosa. Exercícios regulares deslocam a comida pelo intestino com rapidez.

7 - Vá ao banheiro logo que sentir necessidade. Ignorar a urgência pode causar problemas digestivos.

8 - Ria bastante! O riso tem efeito “massageador” nos intestinos e combate o estresse, que pode tornar o intestino preguiçoso.

9 - Coma abacaxi ou kiwi após as refeições. Estes alimentos contêm enzimas que auxiliam a digestão. Ou tente mastigar sementes de cardamomo ou cominho.Tempere a comida com alecrim e hortelã, e coma agrião ou alcachofra de vez em quando.Todos estes alimentos fazem os líquidos digestivos fluírem.

10 - Diminua a ingestão de cafeína (encontrada no café e no chocolate) e evite refrigerantes e alimentos gordurosos, que podem exacerbar os problemas digestivos.
 

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