Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Corpo

Dez motivos para a digestão não estar saudável

28 MAR 11 - 02h:30Seleções

1 - A intolerância à lactose pode ser responsável por transtornos digestivos. Leite de arroz enriquecido com cálcio ou leite de soja são ótimos substitutos.

2 - Atenção aos medicamentos. Uma variedade de remédios, como anti-histamínicos e antidepressivos, pode afetar o estômago. Alivie o refluxo da acidez ou a indigestão tomando 1 ou 2 colheres (chá) de pó de olmo em água morna.

3 - Os antibióticos atacam não apenas as bactérias prejudiciais, mas também as bactérias “benéficas” (probióticas), que ajudam a digerir os alimentos no intestino. Para repor as bactérias benéficas, tome um suplemento probiótico. Bebidas com leite fermentado e alguns iogurtes são uma boa fonte – ou ainda em cápsulas, comprimidos ou pó (disponíveis em lojas de produtos naturais).

4 - Você bebe água suficiente? O adulto precisa de, no mínimo, 2 litros diários de líquido para garantir digestão e evacuação eficientes.

5 - Não se esqueça das fibras. Não é difícil obter os 30 gramas de fibras diários recomendados. Experimente frutas frescas ou secas, hortaliças, nozes, feijão cozido e grãos integrais. (Aumente aos poucos a ingestão, para evitar gases.)

6 - Movimente-se.A inatividade pode resultar em digestão preguiçosa. Exercícios regulares deslocam a comida pelo intestino com rapidez.

7 - Vá ao banheiro logo que sentir necessidade. Ignorar a urgência pode causar problemas digestivos.

8 - Ria bastante! O riso tem efeito “massageador” nos intestinos e combate o estresse, que pode tornar o intestino preguiçoso.

9 - Coma abacaxi ou kiwi após as refeições. Estes alimentos contêm enzimas que auxiliam a digestão. Ou tente mastigar sementes de cardamomo ou cominho.Tempere a comida com alecrim e hortelã, e coma agrião ou alcachofra de vez em quando.Todos estes alimentos fazem os líquidos digestivos fluírem.

10 - Diminua a ingestão de cafeína (encontrada no café e no chocolate) e evite refrigerantes e alimentos gordurosos, que podem exacerbar os problemas digestivos.
 

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Estado avança e chega ao 5º lugar <br>no ranking de competitividade
NACIONAL

MS avança e chega ao 5º lugar no ranking de competitividade

Confira ruas que serão interditadas no fim de semana
CAMPO GRANDE

Confira ruas que serão interditadas no fim de semana

IMPOSTOS DE RENDA

Receita Federal envia cartas a cerca de 330 mil contribuintes

BRASIL

Em crise, grupos do PSL se reúnem para tratar de disputas de poder

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião