Segunda, 19 de Fevereiro de 2018

CARRO ADAPTADO

Detran compra novo veículo para formar deficientes

11 FEV 2011Por DA REDAÇÃO20h:10

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) acabou de adquirir um novo veículo para formação de alunos com deficiência física. Através de um Centro de Formação de Condutores Especial, o Detran-MS capacita esses condutores há mais de sete anos, oferecendo um serviço que é pioneiro em todo o País.

O novo veículo, que é adaptado, começa a atender os alunos na próxima semana. “Com esse novo veículo, mais alunos poderão ser atendidos, com maior rapidez”, conta o instrutor do Detran-MS, Pio de Oliveira Filho.

O veículo adaptado possui câmbio dualogic automático e sequencial, freio e acelerador manuais e pomo giratório no volante. Esse tipo de equipamento pode ser usado por pessoas com diversos tipos de deficiência, inclusive com somente um braço.

Um dos alunos formados pelo CFC Especial é Eduardo Otaviano, de 24 anos. Ele possui uma deficiência física no braço esquerdo, que não o impediu de realizar suas conquistas. “Eu comprei um carro adaptado, com isenção de taxas e fui em busca da minha CNH”, conta o jovem, que tirou a CNH em maio do ano passado. “Algumas pessoas ainda têm um pouco de descriminação quando nos veem, mas a maioria acaba percebendo nossa capacidade quando nos dão oportunidades”, explica Eduardo.

Em todo esse tempo de aulas para condutores especiais, o Detran-MS já formou mais de 60 alunos em todo o Estado. “Estamos proporcionando a essas pessoas o direito de se locomover no trânsito, com a devida formação”, afirma o diretor-presidente do Detran-MS, Carlos Henrique Santos Pereira.

Inclusão
Além do CFC especial, que forma alunos com deficiência física, o Detran-MS assegura a pessoas surdas a acessibilidade de comunicação, oferecendo intérprete nos exames teóricos. Em 2010, foram realizados 80 atendimentos desse tipo, em todo o Estado.





 

Leia Também