Quarta, 21 de Fevereiro de 2018

ATLETISMO

Destaque juvenil, brasileira é suspensa por doping

5 OUT 2010Por DA REDAÇÃO19h:00

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) informou nesta terça-feira que a atleta brasileira Geisa Arcanjo, segunda colocada no Ranking Mundial e atual campeã mundial juvenil do arremesso de peso, foi suspensa preventivamente por doping, pelo uso da substância proibida Hidroclorotiazida. O decreto dura até o seu julgamento pela Comissão Disciplinar Nacional do Atletismo (1ª Instância do STJD do Atletismo).
O primeiro comunicado em relação ao caso foi feito em 03 de agosto de 2010, quando a CBAt recebeu do oficial Anti-Doping da IAAF, Dr. Gabriel Dollé, comunicado de que o exame de urina da amostra "A", da atleta coletada durante os Campeonatos Mundiais de Atletismo de Juvenis, na cidade de Moncton, no Canadá, havia constatado a presença da substância.
Ela havia se defendido das acusações ao alegar que não fazia ou faz uso de doping, e que havia somente tomado produtos para emagrecimento (chá verde e óleo de cártamo) por sua conta, sem informar, inclusive, aos Treinadores do Centro Nacional de Treinamento de Atletismo, em Uberlândia (MG). Porém, uma comissão formada para analisar o caso concluiu que a atleta ingeriu suplementos alimentares sem o devido conhecimento de seus treinadores ou de médico.
Com o resultado da contra-prova, divulgado nesta terça, foi confirmada a suspensão de Geisa, que agora espera seu julgamento. Com o fato, o Brasil pode perder por até dois anos uma de suas maiores esperanças em termos de esportes olímpicos, já que a atleta, de apenas 19 anos, além de ser campeã mundial na sua categoria, detinha a marca de 17,11m na modalidade, terceira melhor do ano.

Leia Também