Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

conforto

Descubra como dormir bem nas noites quentes de verão

7 FEV 14 - 01h:00Terra

Apesar de ser a estação mais desejada pelos fãs da combinação sol, areia e mar, o verão nem sempre é bem visto pelos dorminhocos de plantão. Isso porque o desconforto provocado pelas altas temperaturas aumenta o nível de estresse, fazendo com que muita gente fique mais intolerante, desenvolva quadros de ansiedade, apresente dores pelo corpo e tenha o sono prejudicado.

Além disso, especialmente nesta época do ano, a maior exposição à luz solar, decorrente dos dias mais longos, também joga contra, pois prejudica a secreção da melatonina, o hormônio responsável pela sonolência que só é produzido no escuro.

“Todos esses fatores interferem diretamente no sono REM, que é a fase onde temos os sonhos e uma intensa atividade cerebral, capaz de favorecer o nosso bem-estar físico e emocional”, explica Maurício Bagnato, coordenador do Núcleo de Medicina do Sono do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo.

Para ter uma boa noite de descanso durante a temporada, no entanto, basta investir em algumas medidas importantes, como dormir com lençóis leves, feitos de algodão e linho. “Eles permitem que o ar entre em contato com a pele, deixando-a respirar, além de transmitirem uma gostosa sensação de frescor”, recomenda Victor Sato, clínico geral do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo.

Adequar a temperatura e umidade do ambiente
A temperatura recomendada para uma boa noite de sono é 22ºC. Para isso, um ventilador ou umidificador no quarto pode ajudar. Os dois refrescam sem deixar o ambiente frio e seco como o ar-condicionado.

Blindagem luminosa
Como o excesso de luz influencia diretamente na qualidade do sono, é fundamental fazer uma blindagem luminosa no quarto com o auxílio de cortinas, máscaras de dormir e outros apetrechos capazes de deixar o momento de descanso menos luminoso possível.

Coma alimentos leves
Antes de dormir, também vale a pena evitar alimentos pesados que, além de terem uma digestão mais demorada, aumentam a sensação de calor. Nesta hora, opte por pratos mais leves e com fácil digestão, como saladas, frutas e grelhados.

Utilize repelentes
Nada agradáveis, os pernilongos e outros diversos insetos podem comprometer pra valer sua noite de sono. Por isso, evite-os ao máximo com o uso de repelentes.  

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Homem é morto a tiros ao chegar na casa da namorada
PONTA PORÃ

Homem é morto com 16 tiros na fronteira

MUNDO

Manifestantes em mais de 150 países defendem meio ambiente

MUDANÇAS

Sancionada MP que permite que bancos abram aos sábados

Professores também podem lecionar no domingo
Deputado é criticado por <br> fazer copia e cola de lei federal
PROTEÇÃO DE DADOS

Deputado é criticado por
fazer copia e cola de lei federal

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião