Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, domingo, 18 de novembro de 2018

Descoberta de nanolaser leva à criação de chips ultrarrápidos

27 JUL 2012Por terra05h:00

 

O menor laser semicondutor do mundo, uma importante descoberta para a tecnologia fotônica - com desdobramentos em áreas como computação e medicina -, foi anunciado por físicos da Universidade do Texas em Austin com a ajuda de pesquisadores de Taiwan e da China. A pesquisa que levou à criação do nanolaser foi divulgada na revista Science desta semana. Chips ultrarrápidos para computadores e biossensores altamente sensíveis para o tratamento de doenças estão entre as promessas da descoberta para uma nova geração aparelhos.

A redução de lasers semicondutores (emissores das menores dimensões existentes e passíveis de produção em larga escala) a níveis cada vez menores é fundamental para o desenvolvimento de tecnologias mais velozes e menos gastadoras.

Esses aparelhos levam informações através de nanolasers que geram sinais ópticos e têm o potencial de substituir circuitos eletrônicos - aumentando assim em milhares de vezes a capacidade de transmissão de dados. A ciência da nanofotônica vinha sendo limitada por uma restrição apresentada pelos lasers disponíveis até então.

"Desenvolvemos um dispositivo de nanolaser que opera muito abaixo do limite de difração em três dimensões", disse Chih-Kang "Ken" Shih, professor de Física que coordenou a descoberta. "Acreditamos que nossa pesquisa pode ter grande impacto na nanotecnologia."

A criação de nanolasers como esse deve contribuir para o desenvolvimento de chips nos quais todos os processos acontecem no próprio chip, em um sistema de comunicação conhecida como "on-chip" que poderia prevenir o excesso de aquecimento e a perda de informações típicos dos dispositivos eletrônicos que transmitem dados através de múltiplos chips.
 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também