Campo Grande - MS, quarta, 15 de agosto de 2018

assembleia

Deputado quer suspender construção de PCHs

27 MAI 2011Por DA REDAÇÃO11h:15

O deputado Paulo Duarte (PT) informou ontem que irá entrar com uma ação na Justiça solicitando a paralisação da construção das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) na região do pantanal sul-mato-grossense até que se tenha um estudo ambiental global de todos os impactos que serão causados com a instalação das PCHs.

Na última semana, o parlamentar esteve reunido com técnicos da Embrapa Pantanal, em Corumbá, e foi informado que os estudos realizados são localizados, ou seja, as informações sobre os impactos se concentram apenas nas regiões onde as centrais estão sendo construídas. Ainda de acordo com os técnicos da Embrapa um dos impactos a serem observados é a redução na vazão. Além disso, a qualidade da água também poderá ser afetada.

PCHs

A Resolução nº 394, da Aneel, define como PCH toda usina hidrelétrica de pequeno porte, cuja capacidade instalada seja superior a 1MW e inferior a 30 MW. Além disso, a área do reservatório deve ser inferior a três quilômetros quadrados. Das 116 Pequenas Usinas previstas para serem construídas na Bacia do Alto Paraguai, pelo menos 29 já estão instaladas e em operação.

Leia Também