Campo Grande - MS, segunda, 20 de agosto de 2018

DESPEDIDA

Depois de Brasília, Dilma e Lula vão a velório de Alencar em MG

31 MAR 2011Por TERRA00h:01

Depois de homenagear o ex-vice-presidente da República José Alencar, morto na terça-feira (2) vítima de câncer, a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva irão render as últimas homenagens a Alencar na manhã desta quinta em Belo Horizonte (MG), onde ele deverá ser cremado. O avião presidencial deixará Brasília rumo à capital mineira por volta das 10h.

Ao longo do dia de ontem, cerca de 150 coroas de flores foram enviadas ao Palácio do Planalto, em cujo Salão Nobre José Alencar foi velado desde de manhã. Parentes e amigos, personalidades e anônimos buscaram dar o último adeus ao empresário e político mineiro. Até as 22h50min, minutos antes do fechamento do velório, 8.050 pessoas haviam passado no local onde o corpo do ex-vice-presidente estava sendo velado.

Na segunda cerimônia religiosa do dia, celebrada pelo secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), d. Dimas Lara Barbosa, o religioso destacou a importância da luta do "guerreiro vitorioso" contra diversos tipos de câncer. "A última palavra não pertencia à morte, pertencia à vida. Sem dúvida essa foi uma lição que José Alencar nos legou. Era impressionante o otimismo depois de cada cirurgia, de cada tentativa. Nosso irmão com certeza estava preparado. Sempre se manifestou muito confiante na mão de Deus", disse o representante da CNBB.

No rito de encomendação, que durou cerca de 30 minutos na noite desta quarta, o filho caçula do ex-vice, Josué Gomes da Silva, fez a leitura do Livro da Sabedoria, ao passo que o ministro de Relações Institucionais, Luiz Sergio, leu a Oração dos Fieis.

Bastante emocionado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chorou sobre o caixão do ex-vice-presidente José Alencar, disposto com honras de chefe de Estado no Salão Nobre do Planalto. Acompanhado da presidente Dilma Rousseff, que foi mais contida, ele chegou por volta das 21h30 para a cerimônia final do velório e para o rito de encomendação do ex-vice-presidente. Dilma e Lula estavam em viagem a Portugal e anteciparam o retorno ao Brasil após a morte de Alencar, confirmada às 14h41 desta terça-feira

Leia Também