Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

maus-tratos a animais

Denúncia é fundamental para combater crime

15 JAN 14 - 14h:15DA REDAÇÃO

Com muitos registros de maus-tratos de animais em Mato Grosso do Sul, a Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB-MS) alerta que além da conscientização da sociedade, a denúncia é fundamental para que haja medidas efetivas no combate a esse tipo de crime.

Conforme dados da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Proteção ao Turista (Decat), em 2013 foram registradas 135 denúncias em Mato Grosso do Sul, sendo 39 casos em Campo Grande.

Maltratar animais de qualquer espécie é considerado crime com pena de três meses a um ano. A advogada e membro da Comissão, Daniela Caramalac, orienta que o cidadão, ao tomar conhecimento de alguma ocorrência, deve se dirigir a Decat ou uma Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento mais próxima.

“O ideal é que as denúncias dos crimes de maus-tratos sejam feitas diretamente à polícia, por ser o órgão competente para apuração e de eventuais medidas repressivas, inclusive, a prisão em flagrante do autor dos maus-tratos e a retirada do animal da condição opressora”, comenta Daniela.

A Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais tem como objetivo auxiliar no processo de conscientização e divulgação das questões relativas aos direitos dos animais, por meio de campanhas educativas, produção de pareceres, participação de órgãos colegiados e articulação juntos aos órgãos públicos, levando a estes as demandas apresentadas pela sociedade. “A população também pode encaminhar a denúncia à Ordem. Nesse caso, a Comissão vai emitir um parecer jurídico sobre a situação descrita e repassar as informações ao órgão competente”, finaliza. 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Mais famílias campo-grandenses conseguem pagar as dívidas
APONTA PESQUISA

Mais famílias campo-grandenses conseguem pagar as dívidas

Agehab dá dez dias para mutuários regularizarem dívidas
INTERIOR

Agehab dá dez dias para mutuários regularizarem dívidas

União agilizará reconhecimento de emergência por queimadas em MS
DIZ MINISTRO

União agilizará reconhecimento de emergência por queimadas em MS

Investigações contra agressor de Bolsonaro podem ser retomadas
PRESO EM CAMPO GRANDE

Agressor de Bolsonaro pode voltar a ser investigado

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião