Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

SERASA

Demanda por crédito fica estagnada em janeiro

17 FEV 14 - 15h:45AGÊNCIA BRASIL

A busca das empresas por crédito manteve-se praticamente estagnada em janeiro deste ano, aponta levantamento divulgado hoje (17) pela empresa de consultoria Serasa Experian. A taxa de variação ficou em 0,2% na comparação com igual período de 2013. Em relação a dezembro, no entanto, houve alta de 6%. Esse avanço é explicado pelo maior número de dias úteis em janeiro, sendo 23 contra 21 dias no último mês do ano.

A estagnação, de acordo com os economistas da Serasa, está relacionada à alta dos juros e do dólar e às incertezas dos empresários quanto ao cenário econômico para 2014. O maior recuo na demanda por crédito ocorreu entre as empresas de médio porte, com taxa de -3,1%. As grandes empresas, por outro lado, registraram avanço de 9,9% e as de micro e pequeno porte apresentaram alta de apenas 0,3% no primeiro mês do ano ante janeiro de 2013.

Na análise por setor, a indústria registrou maior alta, com 6,1%. Também houve avanço entre as empresas de serviço, com 2,4%. Esses resultados, no entanto, foram praticamente anulados pelo movimento de queda do setor comercial, que recuou 3% em relação a janeiro do ano passado.

As regiões Centro-Oeste e Nordeste apresentaram altas idênticas de 2,4%. O Sudeste também registrou acréscimo de 0,4% na comparação anual. Na região Norte, a variação foi nula. O Sul, por sua vez, foi a única região do país a apresentar índice negativo, com -2,6% ante igual período do ano passado.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Exposição resgata memórias do Pantanal
HISTÓRIA

Exposição resgata memórias do Pantanal

SAÚDE

Pouco invasiva, técnica brasileira inova ao usar 'prótese bovina' para coração

CIÊNCIA

Pesquisadores demonstram beneficios do lítio para idosos com Alzheimer

Confira o seu astral para esta segunda-feira
OSCAR QUIROGA

Confira o seu astral para esta segunda-feira

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião