sexta, 20 de julho de 2018

INTERNET

Delegacia Virtual já atendeu mais de 13 mil ocorrências

5 OUT 2010Por DA REDAÇÃO15h:13

A Delegacia Virtual (Devir) registrou entre os meses de janeiro e setembro 13.149 ocorrências entre furtos, extravios e desaparecimento através do site www.devir.pc.ms.gov.br. O número de ocorrências vem crescendo ao longo dos anos. Em 2006, ano de criação da Devir, foram registradas 6.046 ocorrências; já em 2007 foram pouco mais de 5,7 mil. No ano de 2008 foram 5.109 registros e em 2009 este número saltou para 13.344 ocorrências. Somente entre os meses de janeiro e setembro de 2010 a Devir já contabiliza 13.149 ocorrências.

De acordo com o balanço divulgado pela Devir, no mês de setembro foram registradas 77 furtos, 1183 extravios e três desaparecimentos sendo, duas mulheres e um homem. Entre os meses de janeiro e setembro de 2.010 a delegacia virtual registrou 840 furtos, 12.294 extravios e 15 desaparecimentos.

Inclusão digital

Para o supervisor da Delegacia Virtual, investigador Adilson Costa, estas estatísticas em relação aos furtos e extravios, por exemplo, com aumento de ocorrências revelam uma maior qualidade de vida das pessoas com poder aquisitivo. “As pessoas hoje têm facilidade de acesso ao crédito e poder de compra”, observa. Paralelo a isso, a informatização e inclusão digital também tem contribuído para que haja maior volume de registro de ocorrências. “Com a inclusão digital, hoje as pessoas tem facilidade em encontrar, no próprio bairro, uma lan house onde podem acessar a internet e utilizar os serviços da delegacia virtual”, explica.

O novo layout da Delegacia Virtual com novas ferramentas de trabalho trouxe mais facilidade para o internauta que queira registrar o boletim de ocorrência para extravio, furto e desaparecimento. “O que antes o internauta precisava de quatro passos para registrar um boletim de ocorrência, hoje é feito em um único passo. Em 20 minutos a pessoa já recebe no seu e-mail o B.O com a assinatura digitalizada do plantonista e do delegado. Depois é só imprimir este documento, assinar e leva-lo ao local de destino, de acordo com o tipo de ocorrência”, informa.

Serviços

Na página da Delegacia Virtual ainda é possível verificar o cadastro de pessoas desaparecidas, apresentar denúncias (que diferem das características do B.O. On-line), e consultar o banco de pessoas procuradas pela Polícia Civil.

Para não receber recusa do sistema é importante preencher todos os dados, não abreviar nomes e ter cuidado especial ao informar o e-mail para onde será enviado o boletim de ocorrência. No caso de furto ou extravio de folhas de cheques é preciso informar a agência, conta corrente e se possível o número das folhas extraviadas/furtadas.

 

Em relação ao furto e extravio de cartões de débito e de crédito, a orientação da Delegacia Virtual é informar o tipo de bandeira utilizado no cartão. Já no furto de celular, o número de série do aparelho deve ser informado, com dados fornecidos pela própria operadora.






 

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