Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

FMI

Deflação é risco potencial para zona do euro

Deflação é risco potencial para zona do euro
26/01/2014 00:00 - FOLHAPRESS


A inflação da zona do euro está "muito abaixo da meta" e a deflação é um risco potencial para o bloco, afirmou a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, ontem. A inflação na zona do euro voltou a cair em dezembro para próximo da mínima de 0,7% alcançada em outubro e se afastou mais uma vez da meta fixada pelo Banco Central Europeu, de 2%.

Em resposta, o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, afirmou que o BCE está preparado para agir se a inflação ficar mais baixa do que o previsto e reafirmou que as taxas de juros continuarão baixas por um período longo. Perguntado sobre a possibilidade do BCE de adotar medidas adicionais de estímulo como as adotadas pelos Estados Unidos, Inglaterra e Japão, Draghi respondeu: "Eu não estou dizendo que deveria ser feito ou que não deveria ser feito."

O tratado da União Europeia impede o financiamento monetário de governos, disse ele. O BCE pode ser capaz de comprar empréstimos securitizados de bancos se eles puderem ser empacotados como títulos lastreados em ativos de maneira transparente, o que obrigaria uma mudança regulatória, disse Draghi.
 

Felpuda


As várias e várias mensagens que vêm sendo trocadas em grupos fechados, e para poucos, são de que algumas alianças poderão acontecer, mas mediante a troca de comando em alguns órgãos importantes. Seriam entendimentos para atender siglas de matizes bem diversos que vêm tentando criar dificuldades para vender facilidades. Se as negociações forem concretizadas, tornarão os caminhos sem muitas barreiras. A conferir.