sábado, 21 de julho de 2018

Deficiente auditivo ganha notebook como melhor aluno

14 FEV 2011Por Ana Maria Barbosa, de Três Lagoas15h:37

O melhor aluno da rede estadual de ensino de Três Lagoas no ano passado, presenteado com um notebook entregue pelo governador André Puccinelli, é deficiente auditivo desde o nascimento. Jackson Fontoura Sales, de 11 anos, é aluno do 6º ano, na Escola Estadual Afonso Pena, e acompanha as aulas com uma intérprete da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

Para sua mãe, Jaqueline Camargo Fontoura, a conquista do filho representou uma vitória também para toda sua família e professores, principalmente pela superação da limitação e a confirmação de que a boa vontade e o atendimento especial em sala de aula vencem barreiras. “Quando ele soube que ia ganhar e que o próprio governador iria entregar, ficou muito feliz. É uma prova de que ser um menino estudioso valeu a pena”, contou a mãe.

Para receber o notebook, Jackson contou com a interpretação da professora Vanicléia Rodrigues de Souza e, na entrevista, mostrou toda a satisfação pelo reconhecimento. “Estou muito alegre. Gosto de brincar no computador, mas também vou usar para estudar e fazer pesquisas para os trabalhos escolares”, falou por sinais interpretados por Vanicléia.

A professora afirmou que o aluno é muito esforçado, estudioso e aplicado. “O Jackson não tem dificuldades nenhuma durante as aulas e o notebook vai ser mais um incentivo para que continue estudando”, afirmou. Para ela, a inclusão é um fator positivo e o destaque do aluno uma comprovação.

A vice-governadora, Simone Tebet, se emocionou ao lembrar que estudou na mesma escola de Jackson e que era uma menina tímida. “Tenho orgulho de ter estudado em escola pública. Esta escola me ensinou a ler e escrever. Era filha do prefeito da época, era arteira, mas muito estudiosa e vejam onde cheguei. Um dia, com estudo podem sair daqui uma outra prefeita ou um governador”, declarou aos estudantes e pais presentes no solenidade.

Além de Jackson, outros 333 alunos da rede estadual dos municípios de Brasilândia, Selvíria, Água Clara Bataguassu, Santa Rita do Pardo e Três Lagoas receberam o notebook na última sexta-feira (11), em Três Lagoas, dentro do Programa Educação para o Sucesso, com premiação do melhor aluno de cada série de 22 escolas.

“Estamos premiando com 4.910 notebooks. Ano que vem vamos fazer o esforço de entregar um computador portátil para cada sala, ou seja, o que vai aumentar para mais de nove mil notebooks”, finalizou.

Além dos computadores, o governador entregou 43.576 uniformes e 21.018 kits escolares para os alunos dos seis municípios da região do Bolsão.

Leia Também