Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, quarta, 21 de novembro de 2018

7 de Setembro

Defesa civil faz alerta para baixa umidade

7 SET 2012Por Notícias MS08h:16

A Defesa Civil de Mato Grosso do Sul alerta para a baixa umidade no feriado da Independência e estado de emergência para alguns municípios.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, coronel Elias Ortiz, o estado de emergência é quando a umidade relativa fica menor que 12%. “Hoje Porto Murtinho está com umidade relativa de 11% e Sidrolândia, 10%, e isso tende a se repetir no final de semana”.

De acordo com o metereologista da estação Uniderp/Anhanguera, Natálio Abraão, este tipo de estiagem só se aproximou do ano de 1988 e de 2008. “A atmosfera está sem estado higrométrico necessário para equilibrar as relações de hidratação em pessoas e animais e a vegetação atingiu 100% de índice de fogo”, explicou Abraão.

Por esses motivos a Defesa Civil desaconselha a prática de atividades físicas ao ar livre e a exposição ao sol entre as 10 e 17 horas, em especial no período das 10 às 16 horas, quando a umidade relativa do ar é bem menor. Outra recomendação é a ingestão de líquido, para evitar problemas de desidratação.

A Defesa Civil também alerta a população para não fazer fogueiras em áreas próximas de matas e florestas. Os motoristas que passarem por regiões sujeitas a incêndios devem ter atenção redobrada devido à pouca visibilidade prejudicada pela fumaça, e as pessoas que passam por vias propensas a queimadas não devem jogar pontas de cigarros para fora dos veículos.

Os municípios de Campo Grande, Cassilândia, Aquidauana, Anastácio, Corumbá e Dourados também devem ficar atentos, pois a previsão é de umidade relativa em torno de 25%, 15%, 15%, 18%, 13% e 18%, respectivamente. O mesmo vale para Maracaju, Terenos, Bandeirantes, Água Clara e Ribas do Rio Pardo.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também