Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

ARGENTINA

Decolar.com reabre, mas ainda não pode operar

1 MAR 14 - 00h:00FOLHA PRESS

Os escritórios da Decolar.com em Buenos Aires foram reabertos hoje, após dois dias fechados Afip (Administração Federal de Ingressos Públicos), equivalente à Receita Federal.

A agência online de turismo conseguiu uma medida cautelar na Justiça que também lhe permitiu que seu site não fosse tirado do ar.

Mesmo com a reabertura, a Decolar.com continua sem poder vender passagens e outros serviços na Argentina, já que a Receita suspendeu seu CUIT, o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica).

O governo argentino acusa a Decolar.com de evasão de divisas e não-pagamento de impostos. Segundo uma investigação da Receita, a agência faturaria seus pagamentos nos Estados Unidos.

A Decolar.com diz que paga impostos e que a ação do governo visa restringir as viagens ao exterior dos argentinos, para evitar a fuga de divisas do país.

Investigações

Um funcionário da Afip que pediu anonimato declarou ao jornal "La Nación" anteontem que a Decolar.com teria uma movimentação financeira dez vezes maior do que a declarada à Receita e que nos últimos cinco anos não teria pago "nenhum peso em Imposto de Renda".
A investigação da Receita resultou em uma ação judicial contra a empresa que ainda não foi julgada.

Nela, constam denúncias de usuários que após comprar passagens ou pacotes de viagens, não recebiam suas faturas para poderem pedir dedução no Imposto de Renda. A Decolar.com reconhece que "há um atraso" no envio das faturas aos clientes.

Em um comunicado, a empresa disse que o verdadeiro motivo pelo qual a Afip teria fechado seus escritórios seria porque o governo de Cristina Kirchner quer restringir as viagens dos argentinos ao exterior.

E declarou que se não tivesse pagado impostos nos últimos anos, não poderia continuar operando.

A agência online de viagens foi criada em 1999 por dois empresários argentinos. Hoje, opera em 21 países e sua sede está em Dellaware, nos Estados Unidos. Entre os serviços que oferece estão venda de passagens aéreas e de pacotes de viagens, hospedagem e aluguel de carro.

A brasileira Decolar.com pertence ao mesmo grupo que a empresa argentina.
 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Confira o seu astral para esta quinta-feira
OSCAR QUIROGA

Confira o seu astral para esta quinta-feira

PRÓXIMA SEMANA

Brasil fica de fora de discursos em Cúpula do Clima da ONU

CORREIO DO ESTADO

Confira o editorial desta quinta-feira: "Educação e respeito"

ARTIGO

Paulo Corrêa: "PEC paralela mobilizou parlamentares estaduais"

Presidente da Assembleia Legislativa de MS

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião