Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

MEIO AMBIENTE

Decisão paralisa 23 licenciamentos de usinas

Decisão paralisa 23 licenciamentos de usinas
25/08/2012 00:00 - GABRIEL KABAD


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), afirmam que vão acatar a decisão do juiz da Vara Federal de Coxim, Gilberto Mendes Sobrinho, que ordenou a suspensão de licenciamento de hidrelétricas no Pantanal e o cancelamento da renovação das instaladas, que totalizam o número de até 23 empreendimentos. Mas a Aneel já anunciou que vai estudar a liminar pra ver se recorre, pois muitos dos quesitos da ação podem já ser atendidos.

O juiz afirma na liminar que, com a instalação dos empreendimentos, há mudança no ciclo das cheias e os danos atingem setores como a pesca, o turismo e a subsistência dos povos indígenas e comunidades ribeirinhas. Os órgãos podem recorrer agora contra a liminar no Tribunal Regional Federal (TRF3).

Leia mais no jornal Correio do Estado.
 

Felpuda


Alguns políticos estão se aproveitando deste momento preocupante de pandemia para sugerir projetos oportunistas que, em alguns casos, são de resultados extremamente duvidosos. O mais interessante – para não dizer outra coisa – é que se for analisado o desempenho normal dessas figuras, verifica-se que essa preocupação toda nunca esteve no topo das suas prioridades. Ano eleitoral é assim mesmo. Lamentável!