Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Cuidado especial

Da bucha à água morna: cuide
da pele no banho com 5 dicas

10 SET 12 - 08h:22Terra

O banho é essencial para limpar a pele e retirar a sujeita e o suor, mas não é só isso. O tempo embaixo do chuveiro, quando bem aproveitado, pode ser tornar um verdadeiro ritual de beleza para cuidar da cútis, deixando-a hidratada e luminosa.

Antes de começar, vale lembrar que água quente em excesso descama a camada protetora da pele, desidratando-a. Para manter o corpo aquecido, especialmente no inverno, diminua o tempo embaixo do chuveiro e após o banho passe hidratante com a pele ainda úmida. E atenção: cuidado com a bucha vegetal.

“A bucha vegetal descama a pele e pode até irritá-la, quando utilizada com força. Por isso, no dia a dia, deve ser usada apenas na sola do pé”, alerta Dr. Anderson Bertolini, dermatologista e diretor da Clínica Bertolini.

Conheça os principais cuidados para deixar sua pele lisinha e saudável durante o banho.

Use água morna: a água do banho deve ser morna e a temperatura ideal é de 20 a 25 graus. Os banhos quentes ressecam a pele e removem sua camada protetora. “O ressecamento deixa a pele desprotegida favorecendo o aparecimento de problemas, como a dermatite”, afirma Dr. Fernando Freitas, dermatologista. Para compensar reduza o tempo embaixo do chuveiro e passe creme hidrante na cútis enquanto ela ainda estiver úmida.

Sabonete tem que hidratar: o sabonete precisa ser escolhido de acordo com o tipo específico da cútis. Todos precisam ter ação hidratante. Quem tem pele seca deve passar o produto apenas nas dobras e axilas. “As outras regiões do corpo devem ser poupadas para não ressecar ainda mais a pele”, explica Dr. Anderson.

Óleo de banho e hidratante pós-banho: por ser um produto hidratante e amaciante, o óleo de banho pode ser associado ao hidratante corporal. O óleo promete criar uma camada protetora na pele, enquanto o hidratante penetra fundo, devolvendo o viço e o brilho.

Na banheira, use óleos essenciais: óleos essências são ideais quando usados no banho de imersão e de banheira, mas também podem ser aplicados embaixo do chuveiro. O óleo de amêndoas é o mais indicado. “As propriedades desse óleo servem para suavizar e hidratar a pele”, comenta Dr. Fernando.

Cuidado com a bucha vegetal: a bucha vegetal retira a camada superficial da pele, removendo a oleosidade e ressecando a cútis. Apesar de serem conhecidas por ajudar na esfoliação, seu efeito mais prejudica do que auxilia a beleza da pele. Segundo dermatologistas, o ideal é fazer a esfoliação do corpo com cremes esfoliantes uma vez por semana e inutilizar o uso da bucha. 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

MERCADO FINANCEIRO

Dólar recua 1% e tem maior queda do mês com declarações de Trump e Draghi

Nove são presos por suspeita de envolvimento com furto de cocaína em delegacia
INVESTIGAÇÃO EM SIGILO

Nove são presos por envolvimento com furto de cocaína em delegacia

Acusada de negligência, prefeitura renova licença do Alphaville 3
DEZ ANOS

Acusada de omissão, prefeitura renova licença do Alphaville

Austrália fica em segundo do grupo e vai às oitavas de final
COPA DO MUNDO FEMININA

Austrália fica em segundo do grupo e vai às oitavas de final

Mais Lidas